Abertura dos pioneiros de Schoenstatt do Jaraguá

A atividade dessa edição contou com a presença de mais de 30 pioneiros

No último domingo (24/02), os Pioneiros de Schoenstatt do Jaraguá fizeram a sua abertura do ano com uma peregrinação rumo à Caieiras, peregrinação essa que acontece pelo segundo ano seguido. O dia teve início no Santuário de Schoenstatt do Jaraguá. A partir dali, os meninos foram para a estação de trem e continuaram o percurso da estação de Caieiras até o Santuário de Schoenstatt de Caieiras.

Essa primeira atividade dos pioneiros do Jaraguá contou com a presença de 30 pioneiros - sendo que alguns fizeram sua primeira participação - 13 dirigentes e, também, a participação especial de Lucas Botassio, seminarista na comunidade dos Padres de Schoenstatt. Ele já dirigiu um grupo de pioneiros no Jaraguá e foi também líder da unidade dos pioneiros entre 2013/2014.

Após uma oração, deu-se início ao caminhar. Os garotos esforçaram-se bastante e não deixaram que o cansaço vencesse, demonstraram bastante heroísmo ao ver um irmão de unidade mais cansado e sempre davam apoio para que continuassem, tendo até um pioneiro que se voluntariou a carregar uma mochila a mais para facilitar o caminho de outro.

Para fortalecer ainda mais, não podiam faltar alguns símbolos especiais, como o Quadro da Mãe, uma cruz, a bandeira dos pioneiros e o quadro de José Engling. Os símbolos deviam ser carregados sempre à frente de todos, guiando e abrindo caminho.

A chegada

Próximo ao destino, os pioneiros cantaram o hino, lembrando, assim, o trecho da música: "abrindo juntos o caminho ao mundo novo". Andando unidos e lembrando que seus passos fazem suas histórias. Chegando ao Santuário, foram todos muito bem recebidos pela Família de Schoenstatt de Caieiras e ganharam até uma lembrança.

No Santuário, os meninos agradeceram pela peregrinação e de forma simples e verdadeira expressaram seu carinho à Mãe.

Após a oração, todos se reuniram para um delicioso lanche comunitário e, com forças renovadas, tiveram energia para jogar um pouco de futebol.

Lembrando os heróis

Com base em um trecho de João Luiz Pozzobon, que dizia: "Coloquei-me como um pequeno instrumento, como um menino. Que Ela me levasse aonde quisesse, eu iria aonde Ela me indicasse", também não podia faltar referência a Jesus! Durante o caminho de volta, foi lembrada a leitura d'Ele no deserto, quando o diabo o tentava. Os pioneiros foram levados a seguir o exemplo de Jesus, que em hipótese alguma deixou-se cair em tentação e desistir de sua jornada.

Retorno

O caminho de volta foi bem animado, os meninos pareciam renovados pela ida ao encontro da Mãe e, com esse encontro, fizeram o retorno com os corações ardentes.

Com euforia e cantando, os pioneiros finalmente chegaram de volta a Jaraguá, onde encerraram a caminhada em volta da Pira, cantando o Hino dos Pioneiros.

Por merecimento, eles receberam suas conquistas, uma fitinha com o ideal dos pioneiros, que quando ao receberem, em resposta ao grito do dirigente: "PIONEIRO DE SCHOENSTATT", respondiam: "ABRE CAMINHO".

Por Lucas Moraes