Abertura do Ano da Família de Schoenstatt do Jaraguá

Cristo ensina o modelo da Nova Terra Mariana

Neste domingo dia 16 de fevereiro de 2020, a família de Schoenstatt do Jaraguá fez sua abertura das atividades do ano de 2020. Estavam presentes a família com seus diversos ramos e assessores Pe Marcelo Aravena, Sra. Raquel Padilha, Pe Vandemir Meister, Pe Gustavo Hanna Crespo.

Missa de Abertura

O dia iniciou com a santa missa celebrada pelo Padre Gustavo Hanna Crespo, concelebrada pelos padres Vandemir Meister, Argemiro Ferracioli, Marcelo Aravena e Roberto Bovolenta da diocese de Manaus.

A missa teve acento na Abertura do Ano da Família de Schoenstatt do Jaraguá.

Padre Gustavo, em sua homilia tratou do lema de impulso do Congresso de outubro que destaca: “Cristo norma e forma da Nova Terra Mariana”

“No Evangelho de hoje, pensavam que as leis seriam abrandadas, mas Jesus disse que veio para tirar a Lei, não iria tirar uma vírgula dessa lei que foi apresentada por Moises, mas por quê? Ele tinha que cumprir a vontade do Pai.

“O maior erro e pecado na nossa vida é ficar só na forma dessa lei, e não ser norma da vida, norma na forma de atuar. Ou ainda adequar as palavras de Deus nas nossas próprias vontades, não o que a Lei me revela e sim que a palavra fale o que eu quero. Muitas vezes podemos cair nesse erro. A palavra de Deus revela um plano no mistério de Amor para cada um de nós.

A lei de Deus é sinal de libertação, para nossa vida e como pessoa livre tenho direito de anunciar e dizer que é Deus que nos infunde o dom da Sabedoria”.

Padre Gustavo rezou: “Espírito de Deus infunde em nós o dom da sabedoria!”

Cristo nos ensina o modelo da nova Terra Mariana

Seguindo Cristo podemos viver essa terra de Maria. Aqui é a casa da Mãe, Nossa Senhora habita neste santuário, e é Cristo que nos ensina a caminhar pelo mundo com sua Mãe, como discípula, como aquela que diz sim e faz a vontade do Pai.

Exemplo de Norma e Forma

Este ano comemoramos os 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina no Brasil.  João Pozzobon recebeu uma missão no ano Mariano em 1951, ele tomou como norma e forma ser peregrino de Maria, um sim para toda a vida. Um exemplo de João Pozzobon para nossa família. Uma forma é levar a imagem de Deus para fora dos muros do Santuário.

A Mãe chega em todo o nosso país, como desafio no fim do Evangelho de hoje: Que nosso sim seja sim e nosso não seja não, que possamos ser coerentes com um Sim verdadeiro”.

Almoço do Sr.  João

Após a missa a família realizou o “Almoço do Sr. João”; um almoço temático com S.r. João Pozzobon.

Padre Marcelo Aravena que acompanha o Conselho de famílias do Jaraguá fez a abertura. Enfatizou que podemos viver um ano voltado para “Cristo norma e forma da nova terra Mariana”.

Assim disse: “Colocar Jesus no centro de nossas vidas e dele obter a energia e motivação para transformar o Brasil em Terra Mariana.

O segundo acento, se alguém colocou Cristo no centro da vida, foi João Pozzobon, neste ano que celebramos os 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina é bonito olhar seu exemplo, como ele colocou Jesus e a nossa Mãe no centro de sua vida.

Cristo e Maria sempre juntos, olhamos para Cristo com os olhos de Maria e olhamos para Maria com os olhos de Jesus”.

João Pozzobon entrou com a Mãe Peregrina, para simbolizar como ele caminhava. Todos foram convidados a Rezar a sua Oração de canonização.

A Sra. Raquel Padilha assessora da Liga de Famílias saudou a todos no novo ano e motivou a espiritualidade no amor de Cristo.

Giovana Borges é presidente do Conselho de famílias de Schoenstatt do Jaraguá e nos deixa uma mensagem de motivação:

“Querida Família de Schoenstatt, mais um ano se inicia! Após celebrarmos com muita alegria e gratidão os 50 anos de nossa história no Jaraguá, somos convidados a celebrar o Ano João Pozzobon, por ocasião dos 70 anos de início da Campanha da Mãe Peregrina.

Que o exemplo de heroísmo de João Pozzobon seja inspiração para nosso dia a dia, em cada pequeno acontecimento desse ano de 2020, para que, como ele, nós possamos dizer: "Entendi a missão e por ela minha entrega foi total!".

Que em 2020 nossa entrega seja total, na força da Aliança de Amor, unidos por Cristo, com Cristo e em Cristo!”

Texto: Sueli Vilarinho

Texto completo da Homilia do Padre Gustavo Hanna Crespo

Fotos: Marcos R Bastos:    Álbum completo do Facebook do santuário

Assista a missa completa- 16/02/2020: