Domingo de Ramos no terceiro milênio

Em nossa conversa virtual nossos portões estavam enfeitados com ramos de palmeiras, um olhar sobre o domingo

Domingo de Ramos no terceiro milênio

Neste tempo de novas simbologias utilizadas nos diálogos, os chamados emojis e likes que expressam velozmente as nossas emoções, nosso contentamento com alguém numa descontraída conversa virtual, estamos com nossas portas e portões enfeitados com ramos de palmeiras.

Comunicar-se, algo vital

Enfeitados...talvez não seja a palavra mais precisa..., mas portamos carinhosamente estes ramos para expressar mais uma vez, a nossa identidade católica, nosso “sim" muito claro a Jesus, que chega para as festas da Páscoa em Jerusalém, como o Messias, o nosso Salvador. E essa expressividade dos ramos em nossas casas, divulgada nas redes sociais é algo que não se trata simplesmente de um atendimento a uma proposta dirigida às comunidades das quais participamos. Mas percebemos nitidamente que houve uma necessidade orgânica de se expressar, que vem dos anseios de quem está em isolamento social, como estamos experimentando.  Comunicar-se! Algo vital, de dentro para fora! Desta vez, usando os recursos antigos unidos aos recursos novos.

Tecnologia à serviço de encontrar Jesus no nosso caminho

Pela homilia de Padre Gustavo Hanna, neste Domingo de Ramos, pudemos compreender o clamor do povo que recebe Jesus festivamente. "Hosana, assim o Reitor de nosso Santuário explica, é expressão que significa salvai-nos".

Fomos também convidados, nesta Homilia, a conviver em comunhão com as pessoas em nossas casas e ousarmos peregrinar em nossa vida interior, em nossa história pessoal e encontrarmos com Jesus nesse caminho.

E assim, neste contexto tão complexo que ora vivemos, sentimos que de nossos lares, participando com muita fé e alegria da Santa Missa, nós conseguimos  estar  presentes, de forma participativa, fazendo uso da tecnologia que certamente  nos auxilia nesta travessia e nos inserirmos vivamente, com nossos "Hosanas!",  nesta multidão que apela ao Salvador.

Acenamos e Jesus responde com esperança e salvação

Sentimos que este Domingo de Ramos jamais será esquecido por nós! Afinal, hoje fomos portadores de antigas e moderníssimas simbologias para nos comunicar, acenamos para Jesus com nossos ramos e clamores, e Ele misericordiosamente nos acena com a esperança e Salvação.

Texto: Leda Bossi

Fotos : Cláudio Medeiros;Maristela de Fátima Vieira Vaitkevicius , Ivone Nunes