Festa da Mãe Rainha

106 Anos da Aliança de Amor com a Mãe Rainha

No domingo, 18 de outubro, cerca de 500 pessoas passaram pelo santuário Mãe Rainha do Jaraguá  em duas missas,  Reza do Ofício  de Nossa Senhora e Terço com os homens Mãe Rainha , por ocasião dos 106 anos de fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt na Alemanha em 1914 pelo padre José Kentenich.

As missas encerraram a Novena Mãe Rainha que foi realizada ao longo de 9 dias em agradecimento por todos estes anos de fundação.

As missas foram presididas pelo Reitor Pe Gustavo Hanna Crespo, do Instituto Secular dos padres de Schoenstatt do Brasil e pelo Pe Pedro Cabello.

Pe Gustavo em sua homilia (missa da tarde) destacou que esta festa é como a festa do padroeiro das paróquias, a Mãe Rainha é a quem dedicamos nosso dia. E este ano caiu no domingo, dia em que celebramos o dia do Senhor e pudemos contar com a participação de muitos peregrinos.

Tua propriedade

O padre fez uma ligação entre as leituras de hoje com o tema da propriedade. Ou seja, que somos propriedades de Deus. Na leitura de Isaias, “eu tomei você meu filho pelas mãos, como propriedade”. Deus nos faz sua propriedade a partir do batismo.

Ao final das missas nos consagramos a Nossa Senhora e na oração se diz: como coisa e propriedade vossa”, assim como Jesus nos deu sua Mãe aos pés da Cruz, assim declaramos nosso amor a Mãe de Deus como “filho e propriedade vossa”.

Quando pertencemos, somos chamados a anunciar o amor de Deus e de nossa Mãe, através de testemunhar e dar a conhecer este lugar de graças a muitos que aqui no bairro ainda não conhecem o santuário. Quando temos um tesouro, como a Aliança de Amor, temos que dar testemunho que aqui podemos ser santos, que a Mãe nos acolhe em sua imagem de graças.

O evangelho mostra que querem colocar Jesus numa armadilha, no tempo do Império Romano, aquele que negava alguma ordem de Cesar, o imperador, era morto e pela lei dos judeus, se aceitassem a palavra de Cesar como a última palavra era considerado como blasfêmia.

É lícito pagar o imposto a Cesar? Jesus se dissesse que era lícito, estaria contra a lei dos judeus e se dissesse não é lícito estaria contra a lei de Cesar.

Imprimir o rosto de Cristo em nosso coração

Jesus pede uma moeda, como ouvirmos, e esta moeda tem uma imagem, a quem pertence? Respondem Cesar. Deem a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus, ou seja dê o coração e a vida que cada um recebeu à Deus, dar nossa própria vida, dar a Deus o que é de Deus.

No nosso coração foi impresso o rosto de Deus e por isso queremos ser o rosto de Cristo para os demais. Que possamos ter claro que Deus nos pede, nada mais do que a própria vida e coração. Que nós possamos colocar o centro da nossa vida no Senhor.

Padre Gustavo agradeceu porque Deus nos tomou pela mão e nos fez uma grande família, como sua propriedade, não como escravos, mas nos filhos. E aos termos Jesus gravado em nosso coração possamos anunciar nossa pertença a Deus e a Mãe de Deus que nos acolhe neste lugar de graças.

 

_________________

Texto: Sueli Vilarinho

Para fotos click no link abaixo:

Fotos: Marcos Bastos Schimel ÁLBUM DA MANHÃ

Fotos: Alex Formigoni ÁLBUM DA TARDE

Amex Assessoria
Doe agora