Os peregrinos do santuário contam com nossa equipe de acolhida

Leda Bossi e Jayme Castro são atuantes na Pastoral do Santuário Sião do Jaraguá e nos contam algo sobre a acolhida. Leda e Jayme: Entre os diferentes ramos de vida de nosso querido Santuário Sião Jaraguá, uma equipe reuni-se regularmente com um objetivo muito específico: refletir sobre diferentes aspectos da presença, expectativas e atendimento aos peregrinos no Santuário.

O que é Pastoral do Santuário e Acolhida?

Leda e Jayme: Esta equipe, que não é um ramo da família de Schoenstatt, mas um grupo mais inclinado para um determinado serviço, é chamada de Equipe de Pastoral de Santuário e Acolhida.

Como se preparam os membros da Acolhida?

Leda e Jayme: Nos encontros mensais, sempre partimos da oração e do estudo de algum texto alusivo ao acolher e ao peregrinar. Gradativamente vamos percebendo toda a riqueza que existe em olhar mais de perto a pessoa que chega ao Santuário Sião Jaraguá, e que traz indagações em busca de conhecer melhor a devoção à Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Pessoas com vontade de expressar a sua fé, ou seja, serem ouvidas, acolhidas e valorizadas em seus esforços de chegarem a este espaço sagrado. É o peregrino ou romeiro, que vem sozinho ou acompanhado de um grupo de comunidade ou família.

Também em nossos encontros percebemos que aprendemos com cada grupo que atendemos, pois cada um tem suas características e necessidades diferenciadas. São grupos de crianças da catequese, crisma, e mais recentemente escolas da região; grupos de terceira idade, grupos de outros Santuários de Schoenstatt...enfim, a partir do contato acolhedor da Secretaria, podemos nos preparar para que o grupo receba atenção, explicações e alimentação que expresse de alguma nossa alegria em acolher.

Como são recebidos os peregrinos?

Leda e Jayme: Participando das visitas monitoradas, os peregrinos, percorrem diferentes espaços do Santuário, recebendo explicações dinâmicas sobre a espiritualidade do Movimento de Schoenstatt, a história do Santuário de Jaraguá, as Graças do Santuário... enfim conhecendo a singela atração de Maria para que vivamos em Aliança de Amor.Leda e Jayme: Participando das visitas monitoradas, os peregrinos, percorrem diferentes espaços do Santuário, recebendo explicações dinâmicas sobre a espiritualidade do Movimento de Schoenstatt, a história do Santuário de Jaraguá, as Graças do Santuário... enfim conhecendo a singela atração de Maria para que vivamos em Aliança de Amor.

Também durante a visita em si, é a oportunidade que temos de a Equipe da Acolhida conversar melhor com o grupo visitante, colher dados e expectativas mais detalhadas, para que possamos convidá-los novamente e recebê-los com mais aprimoramento, a partir da avaliação que sempre fazemos, do atendimento oferecido.

Como um peregrino pode fazer a Aliança?

Leda e Jayme: A Pastoral de Santuário também se organiza para oferecer aos peregrinos a oportunidade de selar a Aliança de Amor com Maria, em grupos de preparação semestrais.

Como fazer para agendar grupos ou visitas?

Leda e Jayme: Podem contactar a Regina Celi Casarin, secretária do Santuário, pelo telefone: (11)2364-8869 ou WatsApp: (11)9455-00208; ou ainda procurá-la na secretaria. Rua Galvão Bueno Trigueirinho764, Jaraguá- São Paulo.

Acolher é uma bela missão em Schoenstatt!

Leda e Jayme: Lembramos que aproximação contínua de peregrinos ao Santuário, já foi vislumbrada pelo nosso Pai Fundador na Fundação da Obra Apostólica de Schoenstatt. Nosso Pai e Profeta, Padre José Kentenich, já via uma Igreja em saída, missionária, abrindo-se para que todos, sem distinção, viessem beber dos mananciais de graças e assim, seguirem seus caminhos revigorados na experiência de peregrinação.