Jesus olha pelos nossos jovens, assim pedimos!

Pe Pedro coloca Jesus no meio de nossos jovens, eles tem a quem recorrer

Neste sábado dia 26 de junho de 2021 a santa missa foi preparada pela juventude feminina e masculina de Schoenstatt do Jaraguá e celebrada pelo padre Pedro Cabello.

Padre Pedro em sua homilia explica sobre a juventude e leva todos os jovens ao evangelho pelos cuidados de Jesus.

Bandeiras são símbolos, carregam ideais

No início da celebração as bandeiras entraram na procissão de entrada. Bandeiras são símbolos queridos, como o símbolo pátrio  a bandeira do Brasil, os grupos da pastoral de jovens do santuário que reúne jovens meninos e meninas adolescentes e pré-adolescentes para trabalhar com algum lema, algo que possa despertar o coração para o futuro.

Os jovens não vêm só para estar juntos ou passar momento bonitos com a Mãe Rainha, por trás está uma missão pela espiritualidade da Mãe Rainha, o movimento começou com jovens atrevidos que sonhavam alto, e tinham a consciência de terem sido criados para algo grande não só para passar o tempo da juventude, esse tempo tão precioso, um tempo em que se formam interiormente e colocam os alicerces para vida futura.

Muitos aqui presente participaram de alguma pastoral e por causa disso também aconteceram muitas decisões importantes para a vida e aconteceram juntamente quando ainda éramos adolescentes e sonhávamos alto, um tempo todo especial onde Deus também quer entrar e Deus quer entrar na vida do jovem e dar valor e sentido a esta vida que está desabrochando para o futuro, Deus quer encher o coração de valores cristãos, encher o coração de alegria. Os jovens cristãos não são tristes o coração cheio de ideais e estes ideais vão tornando a vida cada vez mais interessante.

Estes jovens, moças e rapazes tem o ideal no homem e mulher novos, criados a imagem de Deus, esse homem que tem que ser formado de dentro para fora, devagar e mais ainda o ideal de querer transformar o mundo. Este é o ideal mais ousado, ter consciência que nós mesmo que sejamos um punhado de jovens, nós vamos mudar o mundo. Isso explica o porquê das bandeiras que entraram solenemente no início da santa missa.

Convite a participar da juventude do santuário

Quem tem jovens, amigos, vizinhos, netos que saibam que o santuário faz uma pastoral da juventude muito séria e com muitos frutos, estes hoje que cantam, fazem o comentário, leituras, quem tiver interessado falar com os dirigentes ara que a Mãe Rainha se sinta orgulhosa dos seus jovens.

Jesus foi surpreendido por Jairo

O centro do evangelho de hoje, Jesus ressuscitando, algo extraordinário, não escutamos atualmente que alguém ressuscitou ou por um milagre atribuído a algum santo. No tempo de Jesus ele foi  surpreendido por Jairo chefe da sinagoga -Judeu- não era discípulo nem  amigo de Jesus, mas o chefe tinha fé do milagre, por isso pede:  “vai visitar minha filha que está nas últimas”, no fim ela morre e dizem para não atrapalhar a vida do mestre, para quê se a menina já morreu?  Vem o desenlace, esse milagre extraordinário, Jesus faz não somente a cura, mas a ressurreição da menina.

“Talitá cum” em aramaico, a Igreja preserva a fala da boca de Jesus. “Eu te ordeno levanta, anda volta a vida, olha par o alto”.

Vícios e drogas fazem os jovens caminhar como ‘mortos’

O São João Paulo II interpreta este evangelho para os jovens, o Santo padre disse quantos jovens que caminham como mortos, nas drogas, está como morto na sociedade, ou vícios, estão como mortos para a vida.

Hoje irmãos,  Jesus tem um interesse pelos jovens, a menina tinha 12 anos e certamente jovem Jesus interessado que o jovem viva e tenha vida em abundância, cheia de esperança, cheia de ideais, cheia de alegria para ser transmitida a outros.

Jesus ordena também aos jovens: te ordeno, levanta e anda

Agradecemos este evangelho de hoje que vem no espírito de nossa juventude. Que Jesus possa ser o norte, que Jesus possa ser o mestre das nossas decisões, que Jesus possa sempre recorrer, também por causa da pandemia.

Vamos pedir a Jesus que possa olhar pelos nossos jovens e tenhamos sempre esta parábola de hoje: Eu te ordeno coloca-te de pé, levanta e come!”. Jesus atento aos pequenos detalhes também.

________________________________________________________

Texto: Sueli Vilarinho