Ordenação Diaconal no Jaraguá

Gabriel Felipe Oberle foi Ordenado e Dom Carlos disse: "Esta casa nos consagra e envia para a missão"

A Ordenação Diaconal de Gabriel Felipe Oberle se deu à sombra do Santuário Sião Mãe Rainha, Jaraguá, em 24 de julho. A Ordenação Diaconal se deu por imposição das mãos de Dom Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Estavam presentes os Padres de Schoesntatt do Brasil José Fernando Bonini, Severino Araújo, Marcelo Aravena, Gustavo Hanna Crespo, Pedro Cabello, Clodoaldo Kaminura e Rafael da Mota Tavares; também os diáconos Rafael Flausino e Felipe Araujo, seminarista Lucas Botassio, além dos familiares e convidados. A celebração foi transmitida pelo canal do YouTube e presencialmente respeitando os protocolos da Pandemia do Covid 19.

Na preparação para a ordenação Diaconal Gabriel pediu a  oração do ‘Santo Anjo’. Seu lema foi :

“O menino crescia e ficava forte, cheio de sabedoria. E a graça de Deus estava com ele.” Lc 2,40

Primeira ordenação pelo Bispo Dom Carlos

Dom Carlos saudou a todos e iniciou: “O Santuário significa casa de Deus no meio da casa dos homens. Esta casa nos consagra e nos envia para missão.” ;E recordou o ano de São José.

“Que seja um atleta de Cristo. Ao final da vida possa dizer como São Paulo: ‘Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.’”

Evangelho de Lucas (2, 22-40)

“Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Havia também uma pro­fe­tisa, chamada Ana, filha de Fa­nuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.”

Homilia Dom Carlos
“O que é o homem para Deus tratar com tanto carinho?”
O Bispo convida a voltar os olhos para a grandeza da vocação do Gabriel e também para a simplicidade dele.
A vocação nasce na família. A entrega dos pais do Gabriel o motivou para se entregar. Gabriel participou de grupos de jovens na paroquia e foi convidado para selar a Aliança de Amor.

O diácono da testemunho de um amor misericordioso. Encarregado de realizar a Diaconia da caridade. Ser Diácono é dom de Cristo para a Igreja. Antes de tudo é necessário ser servo e morar na palavra de Deus.

Santa Teresina: “Quero procurar um meio de ir para o céu por uma pequena via”, bem direta e bem curta. Que se aprende a ser pequeno e o seu nada, reconhecendo o dom de Deus, como uma criancinha que espera tudo do pai.

Servir é a tradução do amor a Deus, é ajudar ao próximo até as últimas situações

Dom Carlos citou ainda o Papa Francisco: “Toda a vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho”

Após prostrado o Superior da Comunidade dos Padres de Schoenstatt, Padre José Fernando em uma mão e os pais do Gabriel, Mirian e Edmundo, em outra mão, o levantaram em sinal do suporte na vida, da família e da comunidade que ele faz parte.

Agradecimento do Diácono Gabriel Oberle:
Como diz na musica “A minha casa está onde está o meu coração - Nômades”
Agradeceu todos que acompanharam ele nesses anos por onde passou e hoje estão dentro da sua casa (seu coração).

Texto: Davi Vilarinho

Fotos Alex Formigoni ÁLBUM COMPLETO CLICK AQUI