Missão de Pai, Deus está em você e você está em Deus

A missão de ser pai é imitar o Amor de Deus aqui na terra, nas palavras de Padre Danilo

Na missa o Dia dos Pais, 8 de agosto de 2021, a celebração contou com a presença do Padre Danilo Rasena da Aliança de Misericórdia e seu Irmão seminarista Enio.

Durante toda a semana os fiéis enviaram os nomes dos seus pais em formulários da internet e estes foram escritos em corações e entregues no altar do Senhor.

Em sua homilia o padre Danilo fez do Dia dos Pais uma sugestão de festa, alimento e missão.

Festa que alimenta

Padre Danilo salientou que além do churrasco para comemorar o Dia dos Pais, hoje somos convidados a lembrar do mais importante, pois hoje temos a “Carne do próprio Deus” que será entregue, o próprio Jesus diz que é o “Pão do Céu” para saciar toda fome de nossa alma.

Mais importante que qualquer alimento por melhor que seja, o melhor é a Eucaristia que é alimento para a alma. Devemos nos preocupar com a alma que é eterna, o corpo é passageiro somente neste tempo aqui. O mundo parece que só se preocupa com os sentimentos.

Alimento em Deus

Falou ainda sobre o Padre Kentenich, como um homem santo, que foi muito perseguido, no começo da primeira guerra mundial e na segunda. O prenderam, sabendo que era um homem inteligente, que sabia orientar as pessoas, tirar o melhor das pessoas então achavam que era um perigo para o Nazismo. O colocaram numa cela e a primeira preocupação dele foi: “Como vou celebrar a missa”?

Vejam que o Padre Kentenich estava preocupado com o alimento da alma. E as Irmãs (através de um guarda) passaram um pouquinho de pão e vinho e com a tampinha do relógio ele fazia a patena. Outros padres tinham medo pois se pegassem fazendo a missa seriam castigados. E padre Kentenich “Eu não me importo com minha vida, e sim com minha alma”.

Você está em Deus e Deus em você.

Depois, no Campo de Concentração de Dachau, não o colocaram na ala dos padres pois era um perigo segundo a gestapo. O Padre Kentenich dizia que o Campo de Concentração era um inferno pois as pessoas eram maltratadas, os nazistas faziam de tudo para a pessoa perder toda a esperança para perder toda a dignidade, todo senso de grandeza de sua alma, como se virassem animais. No primeiro dia que foi celebrar uma missa (algumas partículas escondidas), no meio daquele inferno, ao comungar a Eucaristia ele diz assim: Eu não estou no inferno, eu estou em Deus, pois Deus desceu ao meu encontro”.

Assim quando comungamos a eucaristia nós estamos em Deus, não mais em nós mesmos, não importa o que acontece ao nosso lado, momentos de dificuldade, pois nós estamos no coração de Deus. Assim Padre Kentenich não se importava com o sofrimento pois estava junto com Deus.

Missão de Pai, missão espiritual

Comungar a presença de Deus. Alimento para a alma, existiram alguns santos que só comungavam e não comiam, viviam da eucaristia, mas nós não. Assim como o profeta Elias estava indo ao monte Oreb, o monte da transfiguração, depois de caminhar o dia todo e diz: “Senhor tira minha vida que já não aguento mais”. Elias estava como espírito cansado, abatido, pois não aguentava o sofrimento que vivia.

Assim também podemos estar desanimados, fracos, como alguém com depressão, se nossa alma não está bem. Então Elias acordou comeu e dormiu, e acordou com o alimento que desceu do céu. Depois do alimento ele caminhou mais 40 dias e 40 noites sem desanimar, porque ele foi alimentado no espírito, e continuou firme até o Monte de Deus.

Quando comungamos a Eucaristia ela nos dá força para caminhar até o reino do céu.

Hoje no Dia dos Pais, este pão vivo que desceu do céu. Deixemos que Ele realize em nós a mesma coisa que reavivou o espírito, para podermos continuar a vida e a com a missão. Missão sagrada como o Pai do Céu é para todos, você é chamado a imitar os cuidados e amor do Pai do Céu a todos nós. Ser a presença de Deus na família e para os filhos. Missão espiritual. Deixemos Jesus alimentar o espírito.

Álbum completo no Facebook do Santuário

_________________________

Texto Sueli Vilarinho

fotos e vídeo: Marcos Bastos

 

 

Uma bênção solene aos pais e ao final foi entregue,  pela equipe de acolhida do santuário, uma oração para todos os pais.

Amex Assessoria
Doe agora