O Chamado de Deus é oportuno para cada um

Missa da renovação da Aliança em conformidade com nosso chamado oportuno e pessoal de Deus.

A missa de renovação da Aliança no dia 18 de agosto de 2021, especialmente no mês das vocações foi Celebrada pelo Neo sacerdote Filipe Araujo e concelebrada pelos padres Gustavo Hanna Crespo, José Fernando Bonini e Pedro Cabello, estavam também o seminarista Lucas Botassio e o Diácono Gabriel Oberle.

A missa foi realizada presencial e on-line pelo Facebook do santuário conforme nomas do Covid-19.

O Padre Filipe expressou alegria em sua primeira missa no Jaraguá e relacionou as leituras no chamado de Deus e a Aliança como forma de expressar o Ideal pessoal. Assim foi:

O Evangelho de hoje são palavras de Jesus que podem nos desconcertar, pois desconcertam a lógica humana que é um dar e um receber proporcionais, como ouvimos popularmente “aqui se faz aqui se paga”, expressões em que o que recebemos tem que ser o que damos.

Jesus mostra que não é assim, a lógica de Deus não é assim, Deus é tão bom que ele é capaz de dar seus bens, sua bênção, sua Graça para quem ele quiser, quando Ele quiser, não importando o que nós fazemos. Deus é livre, ao ser livre sua bondade alcança uma medida que nós não podemos compreender.

A justiça de Deus não vai na contramão da misericórdia, Deus é justo sendo misericordioso, pois conhece nossa fragilidade, conhece a nossa pequenez e sabe o que nós realmente podemos entregar e não importa o quanto podemos entregar, Ele entrega tudo. Nos dá tudo, a Aliança que selamos com Deus, Ele se dá por inteiro e espera que nós demos o que possamos, crescendo na entrega, que busquemos dar sempre o nosso melhor.

Neste dia de Aliança na Aliança, como família de Schoenstatt e como Padres de Schoenstatt, tivemos a ordenação diaconal do Gabriel, ordenação sacerdotal minha e  do Rafael, no mês vocacional da Igreja, fala sobre um chamado, um chamado de Deus que muitas vezes não escutamos no momento, mas em outro, as vezes não sentimos, mas depois sim. E talvez como a experiência dos trabalhadores que foram chamados em horas diferentes para trabalhar na vinha do Senhor, não importa a hora que escutaram o chamado do Senhor, o momento foi oportuno. Talvez o que trabalharam uma hora podiam trabalhar somente uma hora, sem forças, como o que trabalharam desde o início de dia. O Chamado de Deus foi oportuno para a pessoa certa na hora certa.

Assim como a vocação e chamado sacerdotal, laical, vida matrimonial, vida consagrada, Deus nos chama no momento oportuno, também para toda a vocação como estado de vida, trabalho, missão pessoal, o que sentimos bem ao fazer, um talento ou qualidade nova, as distintas vocações aparecem em momento oportuno. Toda vocação é um momento oportuno, uma oportunidade que Deus nos dá para seguir o seu caminho, da maneira como ele sabe que será melhor para nós.

Também na primeira leitura buscavam um rei para as árvores, e nem oliveira queria deixar de dar o azeite, nem a videira queria deixar de dar a uva, o vinho e também a figueira não queria deixar de dar figos. Vendo assim como ideal pessoal, também pensamos numa vocação, uma figueira dar figos, não importa que outra missão é melhor, mas cada um na sua vocação, também na vida de Aliança, um chamado para sermos nós mesmos no momento oportuno e podemos entender esta maneira que Jesus expressa recebendo o mesmo salário em horas distintas, todos são chamados par dar o melhor de si para Deus.

A nossa vida de Aliança com Maria faz sentido quando pensamos no chamado e nas vocações que Deus nos faz e nos dá, Deus sempre nos chama para dar o melhor, hoje pode ser que não consigo dar muito, mas depois sim, quando crescer quando crescer no amor de Deus, nossa gratidão é muito maior quando sentimos agraciados e também cresce a nossa entrega, então no chamado que Deus faz para hoje na vida de aliança é oportuno, aproveitar para uma missão pequena, uma obra pequena de caridade muito concreta, algo do trabalho muito concreto, conforme vamos atendendo ao chamado que que Deus nos dá, conforme vamos atendendo os chamados na presença de Maria, nos santuários através das mãos dela, se escutamos o chamado oportuno Deus dará todo o seu bem toda a sua graça toda a sua salvação, não importa o quanto posso entregar agora, ele entrega tudo.

A Mãe de Deus como discípula faz a mesma coisa no santuário. Se você sente que está falhando um pouco na sua vida de Aliança entregue o pouco de hoje e no dia de amanhã você vai poder entregar mais sabendo que ela está entregando tudo por nós na nossa vida de Aliança, porque ela também distribui as graças em abundância

Eu entrego tudo que tenho: nada sem nós

Ela entrega tudo: nada sem vós

Que possamos viver a oportunidade na Aliança com tudo que temos!

texto Sueli Vilarinho

fotos e vídeo: Marcos R Bastos Schmidel