Vocês também querem ir embora e me deixar sozinho?

Pe Pedro indica uma pista para a meditação da semana. De coração optar pelo Senhor

A santa missa do dia 22 de agosto de 2021 foi celebrada pelo Padre Pedro Cabello. De forma presencial e transmitida de acordo com o decreto de pandemia e restrições do Covid 19.

Em sua homilia padre Pedro faz uma pergunta que Jesus nos faria e serve para a meditação da semana: Vocês também querem ir embora e me deixar sozinho?”

Jesus volta depois da experiência pastoral com muitos milagres. Jesus acabou de fazer a multiplicação dos pães e saciou uma multidão.  A popularidade do mestre chegou ao mais alto possível. Jesus hoje reúne seus discípulos para a Igreja que está fundando, e começam os comentários que a palavra de Jesus era muito dura, e que eram muito exigentes por parte do mestre. Jesus verdadeiro, bondoso, Bom pastor, que conduz as ovelhas para pastagens boas, enfim este Jesus que curou e fez tanto milagres coloca as exigências para que a Igreja que nascia se tornasse uma Igreja do mestre; quando se trata da doutrina ela é muito clara e feria os ouvidos dos ouvintes,  muitos não acompanharam a mensagem do mestre, e rejeitaram a sua companhia.

Hoje diante das possibilidades com tantos deuses nos deixam surpreendidos com tantas seitas para todos os gostos.

Jesus hoje faz a pergunta: Vocês também querem ir embora e me deixar sozinho?

Senhor a  quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna!

Pedro proclama então que Jesus é o único caminho para chegarmos ao coração de Deus Pai e não há outra possibilidade. “Só tu Senhor tens palavra de vida eterna”.

Um ensinamento que nos pode ajudar para a meditação da semana, seguir Jesus tem que ser um ato da vontade, a vontade de seguir jesus. Quando fazemos a Crisma é o sacramento da confirmação, quando eu me torno mais adulto e posso decidir coisas eu me decido por Cristo e digo: Senhor à partir de hoje o Senhor será meu mestre para o resto da vida.

É bom que Deus escute de nós: O Senhor será o Deus da minha vida.

Hoje no nosso tempo a Igreja Católica está perdendo fieis dizem que estão indo a procura de outros deuses. O que os converte irmãos? Não basta que eu siga a religião de meus pais, no dia do meu batismo ,não basta só ir à missa de domingo,  não basta ser catequista, ser ministro, tem que haver uma opção clara e lúcida para seguir Cristo.

A primeira leitura nos traz uma pista interessante. Josué diante das tribos de Israel, fazem a pergunta: Que Deus você quer seguir? E assim responde:”Eu e minha família seguiremos ao Senhor”.

Quer dizer que o povo do antigo testamento passou por uma prova e aqui está a opção de todo o povo: “Longe de nós servir outro Deus”.

Se não fazermos uma opção clara e madura de seguir Jesus, em algum momento dos tempos da vida algo pode levar o nosso coração a outros deuses. Uma opção clara significa servir ao senhor, não só fazer coisas no sentido da fé, mas como “só tu tens palavra de vida eterna” disse Pedro, queremos ser fiéis a esta palavra e na medida que opto por isso, de coração, seguir Jesus vamos nos assemelhando a Jesus.

Que possamos ser um pouquinho do mestre e ser bons uns com os outros, com nossos semelhantes. Que esta frase nos acompanhe na semana: “Queremos seguir ao senhor, só tu tens palavra de vida eterna!”

Texto Sueli Vilarinho

vídeo Carlos Pussoli