A beleza da vida matrimonial e da família bem constituída

Pe Marcelo Aravena faz uma reflexão sobre a igualdade e o matrimônio como desígnio de Deus

A Santa missa foi celebradada no Santuário Sião do Jaraguá dia 2 de outubro de 2021 peldo Pe Marcelo Aravena e trouxe uma relexão para os tempos atuais. Assim foi:

Caros irmãos e irmãs em Jesus Cristo e Maria!

Hoje temos uma maravilhosa oportunidade de lembrar e celebrar a sacralidade do matrimonio, a beleza da vida conjugal e da família bem constituída.  Para isso somos inspirados pela Palavra de Deus, Jesus fala diretamente sobre isso e temos aqui um casal celebrando 45 anos de vida de casados, Jair e Miriam do Jaraguá. … Vocês são muito bem-vindos aqui em nossa Santa Missa, da qual vocês participam frequentemente.

No caminho de casa para Cafarnaum, perguntam a Jesus, sempre para provocá-lo, se era permitido ao homem despedir sua mulher. O divórcio, prática comum na época, foi fortemente condenado por Jesus. A resposta dele termina com uma conclusão inesperada:

“Quem despede sua mulher e se casa com outra comete adultério contra a primeira. E, se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também” Marcos 10, 2-16).

O homem mandar embora a mulher fazia parte da cultura religiosa do povo, e a razão podia ser ela ter (talvez) deixado queimar a comida. O contrário, a mulher mandar embora o homem, isso não acontecia, porque o homem era o maior.

No matrimônio não há maior nem menor. Há diferenças, mas a dignidade, os direitos e os deveres são os mesmos.

Que significa esse texto e a ação de Jesus?

Somos todos iguais e todos devem ser levados em consideração nas horas difíceis da vida.

Jesus lembrou o que está escrito no Gênesis 2, 18-24: “Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne”. A porta do céu é estreita. É preciso se esforçar para passar por ela. Tudo na vida supõe um pouco de esforço e muita responsabilidade.

Bela é a vocação para a vida matrimonial, bela é a família bem constituída, mas não sem esforço.

O matrimônio não é uma invenção dos homens, mas um desígnio de Deus. Segundo os planos divinos, a vocação para o matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher: Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental de todo ser humano.

O homem e a mulher, em seu amor mútuo tornam- se uma imagem do amor absoluto de Deus pelo homem. E este amor é abençoado por Deus e destinado a tornar-se fecundo e a realizar-se na tarefa comum de preservação da criação: Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a (Gn 1,28).

Jesus Cristo elevou o matrimônio à categoria de sacramento. A Igreja atribui grande importância à presença de Jesus nas núpcias de Caná da Galileia: vê nela a confirmação de que o casamento é uma realidade boa e um anúncio de que, daí em diante, o matrimônio será um sinal eficaz da presença de Cristo, concedendo suas graças à família constituída pelo sacramento do matrimônio.

Pe. Marcelo