Estamos aqui porque levamos Nossa Senhora para nossa casa

Dia 12 de outubro no Santuário Sião do Jaraguá

A Festa de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Sião do Jaraguá aconteceu dia 12 de outubro de 2021. Com os devidos protocolos da pandemia do Covid-19 apenas 375 pessoas estavam na celebração. Padre Pedro Cabello presidiu e os padres Gustavo Hanna Crespo e Vandemir Meister concelebraram.

Padre Pedro explicou que é Chileno, mas ganhou um título de cidadão Olindense e que se sente especial por celebrar esta festa. Também explicou que ter Nossa Senhora como padroeira do país é em concordância como o pedido de Jesus quando estava na cruz a : “Eis aqui o teu filho” e todos somos como João, filhos de Maria.

 

“Sejam todos bem vindos à sombra do Santuário” acolheu o Pe Pedro Cabello. Que bom ter crianças bom consagrar nossas crianças e tê-las sob o manto de Nossa Senhora. Que pai e mãe olhando ao futuro não se perguntam:  O que será das crianças neste mundo tão cruel?

Não é fácil educar filhos e filhas para ser bons cidadãos e bons cristãos e por isso acudimos ao Manto Protetor de Nossa Senhora e os consagramos para ser sempre bons filhos de Deus.

Esta solenidade nos recorda a proteção e a   presença materna e consoladora que experimentaram em 1773 os três pobres pescadores, nos emociona como aurora da história e como pátria. Aparece Nossa Senhora e a rede quase se rompia com os peixes após a Imaculada Conceição aparecer. Após a aparição de sua humilde imagem, ela recorda a presença materna da Mãe de Deus. Se hoje é a festa do povo brasileiro e que bom que venham em massa. Com as devidas preocupações da pandemia. Hoje em todo território nacional cantado com devota gratidão:

¨Viva a Mãe de Deus e nossa

Sem pecado concebida

Salve a Virgem Imaculada a Senhora Aparecida”

Hoje na primeira leitura do livro de Ester, fez bem aos nossos ouvidos, a virgem Maria é representada na Rainha Ester, ela em seu apelo diz: Se ganhei as tuas boas graças concede-me a vida eis o meu pedido, e a vida do meu povo. Este é o meu desejo” Assim também a Mãe de Deus redimida e ela nos  salva pelas mãos de Deus, com as palavras do missal: “Com grande alegria  no Senhor e minha alma exulta no meu Deus pois ele me revestiu de justiça e salvação como uma noiva ornada com suas joias”.

Maria sempre foi agraciada por Deus, nas palavras da Rainha Ester ela não se esquece do seu povo, dos seus filhos e por isso o filho Deus ao pé da cruz salva a vida do seu povo: “eis o meu desejo”.

A mulher do apocalipse, na segunda leitura que luta contra a serpente o antigo inimigo do homem e de Deus, que ameaça o povo de Deus. Ela é a mulher que nas bodas de Cana da Galileia intercede pelos esposos nesta grande festa, ensina-nos a fazer o que o filho diz e cuida para que as águas de nossas pobrezas e quedas e angústias seja transformada em vinho da alegria. No apocalipse Maria aparece intercedendo pelo povo. Foi Cristo que lhe deu esta missão materna em relação ao nós, seus discípulos. Recordemos na hora do calvario que jesus disse a ela indicando o discípulo amado que cada um de nós: “Mulher eis aí o teu filho” todos fomos colocados como filho no manto de Nossa Senhora.

Tu és a mulher do gênesis inimiga da serpente, tú é a mãe dos viventes, verdadeira Eva fidelíssima a vontade do Senhor e vela por todos os cristãos e por quem não tem devoção veneração. Mãe dos discípulos do Senhor Mãe da Igreja Virgem maria, foi esta maternidade tão amorosa e fecunda e providente que o povo brasileiro experimentou as margens do rui da Paraíba do Sul, quando a imagem Aparecida da Imaculada apareceu na rede dos pescadores, é esta maternidade que experimentamos continuamente em nossa vida, quem não tem uma história para contar da presença da Mãe do Céu nesta caminhada.

Eis aí a tua Mãe, foi Cristo que nos deu para aconchego materno da cruz e para cada um de nós em todos os tempos.

Por isso louvamos a generosidade do Senhor que Deus todo seu corpo, seu  sangue e deu-nos sua própria Mãe. Amou-nos até o fim. O Evangelho diz que deve ser atitude de todos discípulo a partir de qual o momento o discípulo a recebeu na sua casa. Certamente estamos aqui pois também a recebemos em nossa casa como nossa Mãe e Educadora como discípulo tem o dever de acolher o dom do Senhor e deve levar a Mãe de Jesus, agora Mãe de cada Cristão para sua casa não fazer desobedecer a um preceito expresso pelo próprio Senhor quando estava na cruz. O povo brasileiro deve ter orgulho de ter Maria por Mãe, tê-la proclamada Rainha e Padroeira do Brasil Virgem Mãe Aparecida Mãe de Deus e nossa.

Por Tua oração materna, cuida de todos

Vela pelo povo brasileiro acolhe nosso brado filial, sede com tua oração materna por todos os nossos governantes que sejam retos, justos, incorruptos, servidores do bem e sobretudo dos mais pobres e necessitados. Se consolo para os que choram neste tempo tão difíceis, força para quem se encontra debilitado inspiração e encorajamento para os pobres e encorajamento para os enfermos e rosto maternal de deus para nós hoje vamos pedir vela pelas nossas crianças mantém a harmonia da famílias em nossa  pátria vela pela paz no campo, nas cidades, Senhora Aparecida protege a Santa Igreja nestas terras brasileiras, roga pelo clero religiosos e por todo povo de de Deus, ajuda-nos Mãe de Deus e Mãe nossa a construir um Brasil mais cristão, mais justo mais  pacífico, solidário, e que pela tua preces maternais jorre o vinho bom da alegria que desejamos. Um dia todos sejamos herdeiros do Reino de Deus.

 

Ao final da missa houve consagração de 60 crianças a Nossa Senhora.

 

Vanessa Carvalho conta  o que significa consagrar sua filha a nossa Senhora que é a própria consagração de sua maternidade

“A minha filha Isabella no Batismo, foi consagrada a Nossa Senhora, renovar essa consagração no dia de Nossa Senhora Aparecida teve um significado muito especial, pois ao confiar a minha filha a Ela tenho a certeza de que a Mãe amorosa cuidará de todos os seus passos e de suas ações.

 

Recorrendo a intercessão da Mãe para que a Isa conserve sempre em seu coração todos os ensinamentos, todos os momentos de intimidade com Deus e com a Mãe e como ardor da fé e do Espírito Santo ela consiga vencer os desafios da vida. Consagrar a Isa é também entregar a minha maternidade nas mãos dela, pedindo: Mãe me capacita a ser como Tu que soube silenciar e guardar tudo em seu coração, a buscar em Maria o exemplo de amor, dedicação e sabedoria.

Como é bom saber que nossos filhos estão debaixo do manto protetor de nossa Senhora, que cuida e os abençoa hoje e sempre”

 

Sueli Cardoso participou da missa e compartilha seu sentimento de gratidão:

“Pela 1a.vez em tempos de pandemia, pude sentir grande emoção por poder novamente participar de uma celebração tão especial,  bonita e perfeita. Não podia ser diferente pois era a "Festa de Nossa Senhora, nossa Mãe

Um sentimento misto de gratidão e alegria por estarmos vivos e passar por tempos tão difíceis. Nos últimos meses não me lembro de ter visto a tenda tão cheia de Peregrinos, até o Pe.Gustavo comentou no final da missa. Acho que é o início de novos tempos.

Missa inteira cantada com hinos dedicados à nossa Mãe. As Leituras foram muito bem proclamadas por 2 jovens/crianças e no final inúmeras crianças foram ao Santuário onde puderam ser entregues aos cuidados da Mãe e se consagraram a Ela”.

 

Texto: Sueli VIlarinho

fotos e filmagem Marcos Bastos Schmidel

 

Para Assistir entre no nosso Facebook, basta clicar neste link

Fotos Click aqui 

 

 

 

 

 

Amex Assessoria
Doe agora