Jesus Cristo Rei do Universo, nosso reino seja Seu

Pe Gustavo reflete sobre o início e o fim que é Jesus e nos orienta a completar ciclos e com eles crescer

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo foi celebrada dia 21 de novembro de 2021 no santuário Sião do Jaraguá pelo Padre Reitor Gustavo Hanna Crespo.

Padre Gustavo chamou a atenção para o tempo que passou rápido este ano, e toda vez que terminamos um ciclo é bom que façamos dois exercícios:

Exercício de recolher o que foi vivido colocar tudo na balança e exercício de projetar aquilo que desejamos viver no próximo ano.

Não se trata de querermos viver o futuro, mas sim de compartilhar com Deus os nossos sonhos e projetos e compartilhar com Deus tanto as nossas alegrias como as nossas tristezas, a vida tem esse ciclo pois nos ajuda dia a dia crescer, não somos fechados como um anel em que não temos possibilidade de crescer pois vivemos uma espiral para Deus, cada ciclo ganha mais uma espiral, não como anel. Por isso nossa vida é feita de ciclos para que juntos possamos crescer para ser mais parecidos com Jesus. Essa parece a primeira tarefa, avaliar e projetar.

Por que hoje celebramos o dia de Jesus Cristo Rei do Universo no último dia do ano litúrgico?

Geralmente os reis gostam de ser os primeiros, aqueles que acompanham a rainha Elizabete tem que andar um passo atrás, ela a frente.

Cristo Rei celebramos a festa no último dia porque Ele é o que dá fundamento na nossa existência aquilo que é mais profundo, e no próximo domingo já começamos a nos preparar para o nascimento Dele. Cristo é o começo e o fim da história. O primeiro e o último a quem queremos recorrer, quando nas nossas desesperanças Ele é quem realmente podemos confiar e colocar a nossa existência em suas mãos.

O reinado de Jesus Cristo Rei do Universo, propõe coisas diferentes doas dos reis e rainhas dos contos de fadas ou da história. Podemos dizer que Cristo não nasceu em berço de ouro como nasce um rei, mas na simplicidade de uma manjedoura, simplicidade do lugar que dava alimento aos animais, porque Jesus é o alimento para todos. Seu trono não é de ouro, nem é uma cadeira estofada, mas é o alto de uma cruz, ali Ele diz: “Eu vim para salvar a todos”, o ápice do Reinado do céu.

Jesus Reina no Amor e com Amor nos cobra

Jesus não é aquele que pede impostos, mas a moeda do rei é o amor, Ele nos exige que nos amemos mais, para nos libertar, a moeda do amor, ele é uma figura que dura em todos os séculos, contradição dos outros reinados  pois prega a  humildade, a entrega e amor e nesse reinado de Jesus como também no antigo testamento o rei pede fidelidade ao seus súditos, o súdito tem que  dar uma prova de fidelidade total ao rei, e Jesus se coloca primeiro na fila, que se entregou, foi fiel, o rei que se entrega  pelos seus.

Certamente na vida de  crianças brincamos de reis, rainhas príncipes e princesas, pois existe a certeza que somos herdeiros desse reino, e queremos nosso lugar  na mesa do rei, estar no palácio real que brota dentro de nós, como um crescimento, mas não só queremos ser herdeiros do trono, mas  da Cruz para ser livres, queremos ser humildes, queremos entregar o maior imposto: o amor aos demais, hoje conhecemos Jesus como Rei da nossa vida e da nossa história com Ele o começo e o fim da nossa existência.

Convite a fazer um exercício que eu pertenço a este reinado, para estar ao lado do Rei e compartilhar o banquete do Rei para testemunhar o que Ele fez por cada um de nós.

Amém.

___________________________

Texto Sueli Vilarinho

Filmagem: Alex Formigoni

 

 

Amex Assessoria
Doe agora