À sombra do Santuário Sião do Jaraguá aconteceu a Assembleia Episcopal Brasilândia

Olhar o passado com gratidão, viver com compaixão o presente. Apaixonar e retomar de novo. Abraçar o futuro com esperança, nos conta Marô Alves sobre este dia

Dia 27 de novembro de 2021 aconteceu a sombra do santuário Siaõ do Jaraguá a ASSEMBLEIA REGIÃO EPISCOPAL BRASILÂNDIA, estavam presentes cerca de 220 pessoas entre  pastorais, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e Dom Carlos Silva, OFMCap.

Marô Alves, representou a Matriz do Jaraguá, Nossa Senhora da COnceição juntamente como o Pe Severino Araujo Lima e Márcia Petta Panisi  da Comunidade São José. Marô compartilha um pouco do que vivenciou na assembléia:

Os Pontos que me chamaram atenção compartilho aqui.

Café e Acolhida:

O café na tenda à sombra do Santuário Sião de Jaraguá foi uma excelente acolhida do Reitor do Santuário Padre Gustavo e Família de Schoenstatt.

Abertura e reflexão

Abertura do ofício Divino na tenda dos vínculos. Momento de recordação da vida. Somos Filhos do passado. Irmãos do presente e pais do futuro. Pais que geram filhos. Olhar o passado com gratidão, viver compaixão o presente. Apaixonar e retomar de novo. Abraçar o futuro com esperança.

Evangelho Lucas 21, 34-36 – Homília breve (Bispo)

Sal vem o Salvador, Sal que dar sabor. Sal nos mantém longe daquilo que corroem.

Luz – nós somos instrumentos de luz para todos.

Ser sal e ser luz é testemunho diário para os outros. Fui sal hoje? Fui luz hoje?

• De onde viemos?
  • Onde nós estamos?
  • Como faremos como Igreja?
  • Como podemos ser sinal de esperança para animar as comunidades?
  • Igreja em saída. Dócil ao Espírito Santo.
  • Conversão pastoral
  • Conversão social
  • Conversão ecológica
  • Conversão cultural
  • Conversão sinodal (eclesial) – Fiel a palavra de DeuS

Trabalhos em grupos e plenário

Prioridades:

Juventude: acolher, confiar e acompanhar

Pastoral de conjunto: comunhão da Igreja (hóstia, vinha e água)

Trocar a palavra formação por treinamento. Formação (treinamento) continuada para o povo em geral. Criar pastoral da acolhida / Iniciação Cristã / Valorizar a Bíblia em todas as pastorais. Renovar a missão missionária, renovar as pastorais e buscar unidade na Igreja. Revestir de alegria. Catequese envolvendo as famílias. Testemunho da caridade através da doação de alimentos. Obediência com a paróquia, já que se recebe os sacramentos na paróquia. Caminhar juntos.

Oração final e envio

Final oração de envio, exortação feita pelo Bispo Dom Carlos, cânticos e bênção final Bispo e os Padres presentes.

Almoço e encerramento

Encerramento com almoço na tenda do Santuário  - “Aqui é bom estar!”

Infra estrutura do santuário:

O Café da Manhã foi servido pelo  Circulo de Sião ( grupo responsável  na manutenção e ajuda aos seminaristas dos padres de Schoenstatt do Jaraguá)

O almoço foi serrvido as 13hrs e o cardápio foi arroz, feijão, farofa,  frango em molho,  saladas, bebidas e  sobremesa. Tudo preparado pela equipe de eventos do Santuário.

Texto Sueli Vilarinho

Mais INFORMAÇÕES NO SITE DA ARQUIDIOCESE