Missa que abriu o Jubileu de ouro da Liga da famílias do Jaraguá

Providência de Deus, salienta Pe Gustavo Hanna Crespo

No dia 15 de janeiro de 2022 a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo. Estavam presentes os dirigentes da Liga de Famílias do Jaraguá Márcio e Eliane Gonçalves, muitos casais da Liga e peregrinos.

A Liga de Famílias deu início ao Jubileu de 50 anos, esta missa abriu o novenário em preparação espiritual. Em 15 de setembro de 1972 os primeiros casais formaram a Liga no Jaraguá juntamente com os primeiros padres de Schoenstatt do Brasil.

Pe Gustavo em sua homilia salientou a Providência e deu motivação para a comemoração do Jubileu. Assim se expressou:

Que linda a Providência de Deus quando começamos um Jubileu pois as leituras de hoje, vão ao coração daquilo que queremos dar início, a Liga de Famílias do Jaraguá quer dar início nesta caminhada de preparação para celebrar o Jubileu. Certamente muitas vezes de uma e outra forma as palavras do Profeta Isaias ressoaram no coração das pessoas que passaram aqui no santuário, que arduamente trabalharam, que se dedicaram pelas famílias.

Pelas primeiras palavras: “Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei” ...quantas e quantas vezes as famílias não peregrinaram ao santuário e não descansaram até que outras pessoas conhecessem este santuário de Graças. Um Jubileu é isso é recolher aquilo que foi vivido neste lugar e projetar também aquilo que queremos presentear e oferecer para a próxima geração.

Esta primeira palavra que o Profeta Isaias nos proporciona neste dia a reflexão: Por amor e por amor façamos o que Deus chamou por amor. Por este lugar, pela Mãe de Deus que convoca e quer formar pertinho dela muitas e santas famílias.

As bodas de Cana, mostra que Jesus está no centro da família, quer estar na constituição que forma a família. Jesus na festa de casamento que celebra o amor entre um homem e uma mulher, este laço quer formar a primeira igreja, a aquela que vai dar continuidade na transmissão a fé. Nas bodas de Cana podemos usar nas 6 talhas:

“Senhor ‘nós’ não temos mais vinho

Vinho da fé,

Da paciência na família

Vinho da concórdia

Vinho da alegria

Senhor falta este vinho,

pedimos para Jesus encher as nossas talhas “

No relato do Evangelho, não coloca Jesus enchendo as talhas e sim pessoas que enchem as talhas. Quanto formamos comunidades, um com o outro, com a ajuda enchemos as talhas que faltam em nossas vidas. Por isso formamos comunidades, sozinhos não podemos. Aqui nos grupos de vida em Schoenstatt outros nos mostram, caminham juntos e ajudam no caminho de santidade.

A figura de Maria, que intercede, que está junto dos que mais precisam, daqueles que estão em situações complicadas, ela aponta para o Senhor. Que nas nossas vidas possamos ter nas aflições outros que a amenizem, com a ajuda outros possamos chegar à alegria plena.

A força humana é com Cristo para ser plena. Peçamos a graça de dizer que por amor a Mãe de Deus, por amor a Jesus não calamos, para que outros possam sentir o que sentimos, neste caminho de santidade, nossos dons e nossos talentos à disposição onde melhor possamos servir, com o que cada um pode oferecer, e formamos assim o corpo místico que é a Igreja.

Texto completo no Blog da Liga: https://ligadasfamiliasdojaragua.blogspot.com/2022/01/a-liga-de-familias-do-jaragua-da-inicio.html