Devemos responder do fundo do coração

Tú me amas? Pe Pedro explica na missa do terceiro domingo de Páscoa

No domingo dia 01 de maio de 2022 a santa missa no Santuário Sião do Jaraguá foi celebrada pelo Pe Pedro Cabello que fez uma homilia explicativa e uma pergunta para cada um de nós:

Terceiro domingo da Páscoa, a Igreja nos convida a saborear o tempo de Páscoa ainda temos 50 dias para isso, até Pentecostes.

Esse colorido da Páscoa nos acompanhará. As leituras de hoje ficam com o tema da ressureição, para que não fique nenhuma dúvida, com a base histórica. Hoje Jesus aparece em corpo na beira do rio Tiberíades. Com o corpo Glorificado os discípulos têm dificuldade de reconhecê-lo, o discípulo amado é o primeiro que o reconhece. “Tendes alguma coisa para comer?” aqui acontece uma alusão a Eucaristia, pois toma o pão e o reparte, mesmo sendo um desconhecido naquele momento. Jesus insiste no pão da vida, na eucaristia, pois o ressuscitado prepara a mesa, quando os discípulos saem da águam veem uma grelha com peixes, ou seja, ele mesmo prepara a refeição para todos, ele mesmo preparou o fogo, o pão e os peixes para que alimente a Igreja que surgiu do seu coração.

Depois que dá o alimento, um diálogo com Pedro, hoje Pedro é confirmado como chefe da Igreja, para apascentar as ovelhas, uma forma de amor que ele tem que cuidar da Igreja, como pastor, a Igreja de Jesus Cristo, essa é a figura do Papa, com amor e suaviza as tenções da Igreja por diferentes ideologias.

Jesus confirma Pedro 3 vezes: Sim Senhor, Tú sabes que eu te amo”

O amor como princípio que deve representar a Igreja, Pedro recebe outra chance depois de o negar. Para nós quantas vezes somos homens de uma chance só, se alguém faz algo, não damos outra chance, simplesmente como cultura do descarte. Jesus hoje dá outra chance e o confirma e continua sendo o que Jesus pensou dele, o levou a uma transformação de vida, naquele que segura a união e espírito da Igreja.

Para esta semana, a pergunta de Jesus para Pedro, ele também pergunta a cada um de nós, você me ama?

A Igreja não é um conjunto de dogmas e princípios, e sim uma Igreja do amor, eu não acredito em Cristo porque meus pais me mandaram, eu amo porque Jesus se tornou minha fonte de vida Eterna, Você me ama?

Devemos responder do fundo do coração. Senhor tu sabes que te amo, ou estou a caminho, ou participo dos seus sacramentos pois quero te amar mais.

texto: Sueli Vilarinho

Missa completa no FACEBOOK DO SANTUÁRIO (Click aqui)