Dom Carlos se alegra com o Santuário e peregrina com a Região Brasilândia durante o mês de maio

07 de maio Peregrinação da Região Brasilândia ao Santuário

No mês de maio durante quatro sábados haverá peregrinação da Região Episcopal Brasilândia ao Santuário Mãe Rainha do Jaraguá.

Neste primeiro sábado 7 de maio de 2022 o convite se estendeu aos movimentos marianos, e a Campanha da Mãe Peregrina os demais:

Sábado 14 de maio, Catequese

Sábado 21 de maio, Pastoral e grupos familiares

Sábado 28 de maio, terço dos homens

O encontro foi iniciado com o Ofício a Nossa Senhora e as 9 horas o terço, cada Pai-nosso uma palma e as Ave-Marias uma flor.

Em seguida houve a santa missa presidida pelo Bispo Dom Carlos e concelebrada pelo Reitor do Santuário Pe Gustavo Hanna Crespo, ISch. Cerca de 120 pessoas estavam presentes incluindo os coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina da Região Brasilândia Alex e Sheila Formigoni e missionárias da Campanha.

Dom Carlos explica que muito temos que fazer e convida aos próximos encontros no santuário

Dom Carlos iniciou que é tempo de voltar e recomeçar, sou Franciscano, São Francisco se converteu aos 23 anos e morreu aos 44, há mais de 800 anos e é tão querido e lembrado até hoje, até o Papa assumiu o nome dele, e quando estava morrendo chamou seus confrades, seus irmãos e disse: “Irmão vamos recomeçar porque até agora, pouco ou nada fizemos”.

Se olhamos para trás fizemos muito, mas ao olhar para frente o universo se abre, tantas coisas que podemos fazer, devemos olhar para frente.

Para fazer esta missa conversando com o Reitor do Santuário Pe Gustavo, temos um santuário em nossa região Episcopal Brasilândia e por que não peregrinar para cá?

Assim é a tradição do primeiro dia da peregrinação, o ano que vem esperamos o dobro das capelinhas(imagem da Mãe Peregrina), neste final de semana começamos com os movimentos marianos, a semana que vem com os grupos de catequese, grupos familiares e terço dos homens.

Iniciamos sempre com o santo terço, missa e visita guiada, agradecemos ao Pe Gustavo por proporcionar este momento a nós.

Hoje em nossa diocese reiniciamos o sínodo arquidiocesano, as 15 horas em nossa Catedral, uma celebração bonita, vamos retomar para concluir o sínodo... caminhar juntos enquanto Igreja vamos buscar juntos o que queremos para nossa vida e igreja.

Reflexão sobre as leituras do dia, motivam a levantar e ir ao encontro de quem precisa

Estamos no tempo de Páscoa e o Senhor trouxe a luz, ele é a luz do mundo, a Páscoa é a vitória da vida sobre a morte do amor sobre a guerra, da paz sobre o ódio, da alegria sobre a tristeza. Essa é a Páscoa do Senhor e esse tempo da Páscoa é tão importante que nos preparamos 40 dias, uma quaresma, e tão bonito e importante que o celebramos durantes 50 dias até a vinda do Espírito Santo e nesses 50 dias desde o domingo até o domingo de pentecostes, ouvimos o 5º evangelho. O quinto é a história da Igreja. O ato dos apóstolos considerado a história da igreja, temos ouvido que a história da igreja começa com a perseguição de Saulo e hoje ouvimos Pedro que veio em duas cidades, que encontra um homem que era paralitico e ele usa a palavra: Levanta te, e outra senhora de uma cidade vizinha e Pedro vem e reza e diz: Habita, ou seja, levanta-te.

Lembram quando Jesus encontrou a filha de Jairo, Talita e disse: “Talita levanta-te”?

Algumas pessoas precisam não só da nossa oração: Levanta-te, mas precisam da nossa mão, da nossa ajuda, e são tantas pessoas e a pandemia nos ensinou isso, quantas pessoas nós levantamos com nossa oração e solidariedade. Palavra fundamental: Levanta-te! Só quem está de pé pode ir ao encontro do outro, igual quando Maria se pôs a caminho, mais de 100 Km pela montanha para ir visitar sua prima Isabel: Levanta-te para servir!

O evangelho termina falando do pão da vida, quem não bebe seu sangue não come de sua carne não terá a vida, alguns se escandalizam, alguns foram embora, viver a palavra de Jesus não é fácil, ser de Cristo, ser de Deus exige de nós esforço, por isso nosso Senhor vai dizer que o Reino do Céus é para pessoas esforçadas, quem não se esforça, quem não se coloca de pé, quem não estende a mão ao próximo não vai entrar no reino do céu.

Muitos foram embora, querem uma vida fácil sem compromisso e Jesus olha para os seus e diz, vocês também querem ir embora? Podem ir, e Pedro diz: “A quem iremos nós Senhor, só tu tens palavra de vida eterna”

Santuário, casa de Deus no meio dos homens

Estamos num santuário que significa casa de Deus no meio dos homens, não só viemos a santuário, a casa de Deus é lugar sagrado.

Desde o antigo testamento o povo vai construindo santuários lugares sagrados onde Deus habita. Na semana passada a Arquidiocese foi a Aparecida, como é bom estar na casa da Mãe, como é bom estar aqui, na casa da Mãe, santuário casa de Deus no meio dos homens, por isso vamos peregrinando.

Que encontramos aqui?

Paz, amor, comunhão, palavras de vida eterna, e a quem iremos nós?

As vezes vamos a tantos lugares e nos perdemos, quantas   vezes passamos o dia inteiro sem falar com Deus? Orar, rezar significa falar com Deus. Você tem falado com Deus? Como mantemos a amizade se não falamos, não rezamos?

Santuário casa de Deus no meio dos homens e todos os santuários de Deus nos falam, é também a casa da palavra ninguém pode ir a um santuário sem ouvir a palavra de Deus, casa da comunhão. Todas as vezes que vamos ao santuário participamos da comunhão que nos faz levantar, que alimenta nosso corpo, nosso espírito nossa alma, por isso estar na casa de Deus, na casa da palavra, na casa do Pão na casa da comunhão. Que Deus nos inspire, nos ajude a ação missionaria: Levanta-te e caminha!”

 

Testemunhos:

Por Leda Bossi: Mesmo com o tempo meio cinzento, foi uma manhã de calorosa fé e convivência em nosso querido Santuário Sião Jaraguá. A Campanha da Mãe Peregrina participou do Terço e em seguida, da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Carlos. Percebemos a alegria de reencontros de perseverantes Missionárias com mais tempo de atuação e a presença de pessoas mais jovens que estão assumindo a Missão de evangelizar, junto com Maria, a Mãe de nosso Senhor. Na próxima semana será o sábado de a Catequese peregrinar ao Santuário. Mas o convite para participar de mais uma manhã bem bonita, dia 14 de maio, é aberto a todos.

Por Maria do Carmo Queirol Segu Pereira: A Peregrinação foi ótima No Santuário rezou se o ofício e as 9 horas começamos o terço entregando para a Mãe uma palma para cada Pai- Nosso e flores nas Ave-Marias. A Santa Missa foi presidida por Dom Carlos que explicou o valor de peregrinar ao Santuário que é o lugar da Presença de Deus no meio de nós. Esse ano o mês de maio está sendo dedicado a peregrinação se dará continuidade nos próximos anos como explicou que o Atos dos Apóstolos pode ser considerado o quinto evangelho.   Depois nos aprofundou “Levanta e caminha”. Fomos abençoados e tiramos fotos.

 

Por Irene Ostafig: este dia foi de grande espiritualidade, momento único que nós entregamos a Jesus e nossa Mãe, uma homilia de grande aprendizado que Dom Carlos nos passou, saímos do santuário com a mente e o coração dizendo: Como é bom estar aqui! Somente quem pode participar sentiu para descrever somente estando no santuário de coração aberto a este momento de celebração de amor.

 

Texto: Sueli Vilarinho

Fotos: Alex Formigoni

ALBÚM COMPLETO: Facebook do Santuário

 

 

Amex Assessoria
Doe agora