Terceira peregrinação de maio da Região Brasilândia

Família: "Se permanecerdes em mim eu permanecerei em ti"

Na terceira peregrinação do mês de maio da Região Brasilândia ao Santuário Mãe Rainha do Jaraguá no dia 21 de maio de 2022 o grupo convidado foi da Pastoral Familiar. Estavam presentes cerca de 100 pessoas representantes do ECC- Encontro com Cristo, Famílias da Pastoral familiar, Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá. A Santa missa foi presidida por Pe Marcio e concelebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo Reitor do Santuário o diácono Daniel estava presente.

As Paroquias presentes foram: Nsa.Sra. das Dores(Taipas),Nsa.Sra. do Retiro (Vila Mirante),  Nsa.Sra. Aparecida (Vila Zatt),  Mãe Rainha (Panamericano),  Santos Apóstolos ( Vl. Itaberaba) e Paróquia São José (Vila Palmeiras).

O encontro se deu com a Oração do Terço, santa missa e ao final uma visita guiada para conhecer o santuário realizada pela equipe de acolhida.

Pe Marcio em sua homilia citou uma frase do evangelho de São João: “Se permanecerdes em mim eu permanecerei em ti, permanecei no meu amor”

O mundo de uma maneira geral não recebeu ainda esta palavra, as pessoas desconhecem. A família que recebe a palavra do Senhor, é a família que é a casa da palavra, a família é o melhor hospital e escola. O Papa Francisco fala que a família é onde aprendemos a dizer “obrigado” por amor, aprendemos a pedir “licença” sem nos sentir diminuídos. É também a primeira Igreja onde recebemos a palavra de Deus.

Nos dias de hoje a família está ameaçada como um núcleo de amor de relações e vínculos,, por forças do mundo e não estamos falando apenas nos discursos contra a vida mas aqueles que justamente pregam uma vida sem relação, uma vida sozinha, como é possível viver uma vida sozinho se é o outro que revela quem somos é o relacionamento que faz que nasça em nós a relação de amor e solidariedade? De todos os seres criados, o dotado de inteligência é o que nasce na maior fragilidade e se não existe a família no amor, não podemos experimentar o amor, nenhum programa do governo pode substituir o amor da família.

Hoje o trabalhar e não ter tempo de estar com os filhos é comum, há alguns serviços de defesa do jovem, mas nenhum substitui o ambiente familiar onde aprendemos a dividir, partilhar escuta, a experiência primeira para vivermos com toda a humanidade.

Se a família não está bem, a sociedade não pode estar bem.

Convite para a próxima peregrinação no sábado dia 28 de maio com o grupo do Terço dos Homens da Região Brasilândia.

texto: Sueli Vilarinho

fotos: Marcos R Bastos