Dia 18 de junho, Aliança e reflexão com o Pe Kentenich

Três características de Jesus nas palavras do Pe Kentenich, explica o Pe Marcelo Aravena

No dia 18 de junho de 2022 a missa da Aliança de Amor foi celebrada pelo Pe Marcelo Aravena

Em sua homilia o padre comentou que a família de Schoenstatt de Campinas -SP, deu um passo ao adquirir um terreno para uma futura Ermida de Mãe Rainha e que o Congresso de Pentecostes que aconteceu neste mês na Alemanha reuniu todos os continentes para  buscar caminhos de como avançar como movimento de Schoenstatt no futuro. Em breve todos os ramos terão o material disponível. Citou ainda que  o  mundo inteiro está passando por tempos de desafios, e precisa de novas orientações , forças e ideias para como movimento apostólico pode trabalhar, em comum com os  jovens como ficou descrito na carta final do Congresso.

As leituras de hoje nos colocam a figura e pessoa de Jesus Cristo em primeiro plano, explica o Pe Marcelo e no Evangelho Jesus quer saber o que pensam quem é ele, Elias, uns que é profeta, ressuscitado, e Pedro respondeu  Tú és o Cristo de Deus! Pedro faz uma confissão e reconhecimento de quem é Cristo para ele, e para seus amigos, talvez seja o primeiro Credo da Igreja.

Acreditamos que o Senhor nosso o Mestre é Jesus Cristo. O Cristo que pescou com eles, que caminhou com eles, e agora fica a pergunta quem é Cristo para nós?

Que podemos dizer de quem é Jesus?

Jesus que transformou Pedro, através do encontro forte com ele.

Pe Jose Kentenich fala sobre a pessoa de Jesus em três aspectos:

Primeiro lugar Jesus é o Bom Pastor, orienta, conduz  rebanho, é o Bom Pastor, não qualquer pastor mas cheio de bondade.

Jesus é o Bom Pastor que ama seu rebanho e ressalta o amor de pastor que tem por cada um de nós,  com um amor respeitoso, valoriza cada um de nós, protege e orienta cada um de nós e espera a resposta de cada um de nós para segui-lo. O amor compreensivo, que entende nossas situações e debilidades e nossas condições e que cuida e sara nossas feridas.

Segundo é um pastor fiel, que está sempre conosco, e apesar de nossos  pecados, fragilidades e burrices , segue nos  amando. A fidelidade do pastor, fala o Pe José Kentenich, característica   essencial do Bom Pastor.

Terceira característica  um pastor que cuida de seu rebanho, ele está preocupado com casa um de nós, pois somos a sua propriedade, como falava a segunda leitura, cada um batizado é propriedade de Jesus, eu sou cristão, eu pertenço a Jesus, o Cristo de Deus, não pertenço a mim mesmo, e sim a Ele, Jesus que intercedeu a graça de Deus e me santificou com essa graça batismal.

Esta mensagem do Pe José Kentenich  pode nos mostrar quem é Jesus para mim, e podemos agir como Pedro ao dizer: Jesus,  Tu és meu pastor que me ama, é fiel e cuida de mim.

Convite a reflexão

Convido a pensar na realidade quem é Jesus para mim, experimento como pastor fiel respeitoso, compreensivo e que cuida de  mim apesar da minha infidelidade?

Peçamos essa graça por intercessão da Mãe Rainha neste mistério de quem é Cristo para nós.

----------------------------

Texto: Sueli Vilarinho