Campanha da Mãe Peregrina da Região Brasilândia se reúne no Santuário Sião

Comemoração de 19 anos da chegada da Mãe Peregrina Auxiliar na Região Brasilândia

No dia 27 de agosto de 2022 aconteceu no Santuário Sião do Jaraguá o Encontro da Campanha da Mãe Peregrina do Regional Brasilândia em comemoração aos 19 anos da chegada da Imagem Auxiliar.

88 participantes das paróquias: São Luiz Gonzaga, Nossa Senhora da Assunção,  Mãe Rainha, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Retiro, Nossa Senhora da Conceição,  Santo Antonio, São Luíz Maria  de Montfort, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças,  Nossa Senhora das Dores, São José Operário, Santo Agostinho estavam presentes.

O encontro teve início com um delicioso café da manhã coletivo organizado pelas missionárias.

Para animar o Encontro estiveram presente Sueli Vilarinho e Priscila Macedo da Liga das Famílias do Jaraguá, cantando louvores à nossa Mãe Rainha.

Após um canto para invocamos o Espírito Santo tivemos o privilégio de ouvir um breve histórico sobre a imagem Peregrina Auxiliar com Pe. Gustavo Hanna, reitor do Santuário e assessor da Campanha da Mãe Peregrina do Regional Sudeste. Ele iniciou fazendo a contagem das imagens Peregrinas que foram levadas pelas missionárias e missionários, neste momento havia 29 imagens e até o final já 41 imagens participaram.  Pe. Gustavo comentou que para o próximo ano era desejado o número de cinquenta imagens ou quem sabe 100.

Após a palestra tivemos uma dinâmica com Antônio Carlos, colaborador e Membro da Liga de Famílias do Jaraguá. Toni nos contou sobre sua primeira experiência e contato com a imagem da Mãe Peregrina. Dividiu os presentes em cinco grupos e propôs uma reflexão sobre como falaríamos da Mãe Peregrina com as pessoas que convivemos e amamos e, como fazemos com pessoas que não nos relacionamos tão bem. Ao final da dinâmica convidou a todos para depositar no Capital de Graças as resposta e nomes das pessoas que pensamos no momento da dinâmica e fazer uma prece por elas.

A próxima palestra foi com Pe. Gabriel Oberle, bastante dinâmico e descontraído, conversou com os presentes sobre o lema da Família de Schoenstatt: "Família Tabor, transfigura a realidade hoje!" e o tema do Encontro: "Agora tens a melhor ocasião,  transfigura a realidade hoje!" que também é o tema de estudo para este ano. Fez um lindo paralelo sobre o evangelho da transfiguração no Monte Tabor com as três graças do Santuário.

Após o almoço, novamente nos dividimos em grupos para conversarmos sobre o que já é feito nas paróquias durante a visita da Mãe Peregrina Auxiliar e novas propostas para as próximas. Foi realizada uma exposição das respostas. Pe. Gustavo solicitou que seja feita uma tabela com o resultado e compartilhado com os coordenadores responsáveis por cada paróquia.

Tivemos também, a reza do santo terço, puxado pelas missionárias responsáveis pela intercessão e oração durante o encontro. Este foi um momento de muitas bênçãos e emoção.

Foi preparado um painel em homenagem aos missionários e colaboradores da Campanha da Mãe Peregrina falecidos vítimas da Covid-19, no qual, familiares que se sentissem a vontade pudessem colocar fotos, ou simplesmente, rezar uma Ave Maria e colar uma flor de papel com a imagem da Mãe Peregrina para oferecer a oração.

A Santa missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Gustavo Hanna. Antes da bênção, pe. Gustavo fez o anúncio e convite para o Encontro do próximo ano que está pré-agendado para o dia 19 de agosto de 2023.

Após a bênção, pe. Gustavo fez os agradecimentos a todos os presentes e envolvidos na realização do encontro e convidou a todos para peregrinarmos até o Santuário para renovamos a Aliança de Amor e fazermos a entrega do Capital de Graças.

Vera Lucia Alves de Brito Oliveira da Paróquia Nossa Senhora das Dores compartilha conosco sua experiência deste dia: “É sempre muito gratificante estar na casa da Mãe. Sou tão grata que nem tenho como descrever, acho esta mistura das coordenadoras e famílias e de muito aprendizado para todas nós. Acho fantásticos o empenho e a dedicação de todos principalmente do pessoal mais antigo e assim podemos crescer na fé, na partilha da palavra e de muito aprendizado para todos nós”.

Texto Sheila Formigoni

Fotos Alex Formigoni