Jesus quer um amor incondicional

Exigências do Amor

Neste domingo 29/10/2023 a santa missa foi celebrada pelo Pe Pedro Cabello e concelebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo. A santa missa foi celebrada no espaço em obras de manutenção do altar.

Em sua homilia o padre Pedro explica que estas palavras de hoje darão forma a semana que se inicia pois estão cheias do Espírito de Deus.

Hoje Jesus nos fala para a Igreja, para todos, não para um grupo seleto. Jesus  faz a o alicerce da Igreja, e  todos os esforços do Papa Francisco vão nessa linha. Jesus nos diz no Evangelho de hoje:

‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’

 Esse é o coração da liturgia de hoje.

Queriam colocar Jesus à prova, perguntaram qual é o mandamento maior da Lei de Deus? Jesus responde, mas acrescenta algo  pois Ele veio para uma nova forma de relacionamento com Deus, nova forma que parte do seu coração. Por isso fizeram esta pergunta. Os fariseus tinham 365 leis (mandamentos) e proibições e tinham 248 deveres.  

Também nós como Igreja temos normas, deveres e obrigações, temos os 10 mandamentos que rege a Lei dos Cristãos e 5 da Igreja que falam da disciplina, temos também  o jejum eucarístico (até 1 hora antes de receber a eucaristia), temos o direito canônico que tem 1752 artigos (normas) da Igreja católica. Se juntarmos nos aproximamos dos judeus. Também temos as normas litúrgicas.

Jesus nos quer para levar um caminho e o Papa também, pois o ser humano vai passando pela vida e sabe-se que é o mais importante, nascemos para amar e sermos amados. Que terrível se não sabemos amar. Ou sem amor ser traído, custa anos para poder perdoar, pois nascemos para ser amados.

Por isso Deus nos coloca diante de sua igreja apenas dois mandamentos, diante de todas as normas, para você ser feliz, apenas duas coisas. Amar a Deus e somos nele capazes de amar o ser humano.

O amor incondicional que Ele exije é o no entardecer da nossa vida, quando chegarmos ao seu trono é esta será a pergunta:

Você amou teu Deus e teve um amor sem medida, até que  custasse e que doesse do fundo do coração?

Enquanto houver um doente

seremos exigidos a amar,

enquanto houver uma família passando fome

seremos exigidos  parecer com o amor de Cristo

neste tempo de ódio e guerra somos chamados a orar

somos chamados a fazer nossa parte, ser homens e mulheres da justiça

que é o fruto do amor.

Amém!

 

________________________

Texto: Sueli Vilarinho

Vídeo: Marcos Bastos

 

 

Amex Assessoria
Doe agora