A morte e a plenitude no caminho de encontro com Deus

A esperança marca o dia da recordação dos mortos e inspira o nosso caminhar para a plenitude

No dia da comemoração dos Todos os fiéis defuntos, 01 de novembro de 2023,  a celebração foi realizada no santuário Sião Jaraguá pelo Reitor pe Gustavo Hanna Crespo e concelebrada pelo Pe Gabriel Oberle. Os nomes dos familiares foram depositados num jarro de vidro e os papéis em forma de flor como um ato de entregar as vidas com perfume no altar.

Em sua homilia o Pe Gustavo motivou que a morte e a plenitude estão próximas, e da mesma forma que recordamos os entes queridos com boas lembranças nos esforcemos para deixar algo de bom para quando partirmos.

Já não veremos ao Senhor com os olhos dos outros, mas com nossos próprios olhos

A realidade da morte e da plenitude estão muito próximas, nós morremos para ver o Senhor cara à cara. Os sentimentos: Por um lado  tristeza da morte e por outro lado na caminhada de peregrinos da esperança. É para este  momento que nos preparamos, estar plenamente com Deus.

Caminhar para o encontro com Deus

Não se trata de dizer que não é uma experiência dolorosa para nossa vida. Jesus ao ver a morte de Lázaro chorou, isso conforta a nós, sabemos que não devemos chorar por aquele que partiu pois está num lugar melhor. Mas isso é humano, a perda é humana e faz parte do processo. Não esquecemos que a morte não é o fim ou “acabou”.

Esperamos que a comunhão será o encontro pessoal com Deus, não pelos olhos dos outros. Recordar os fiéis defuntos é ter a esperança de que já encontraram a Luz de Cristo, que estão em comunhão com Cristo, não no sofrimento e não num lugar que não conhecemos.

Carta de São Paulo aos Coríntios  “Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos”, por um homem veio a vida, é para isso que vamos caminhar, nascemos de novo no Senhor pela paixão e morte do Senhor na Cruz. Assim sabemos que vamos ressuscitar com ele.

O evangelho mostra a realidade de perder uma pessoa, mas também na figura de Lázaro que há vida em Cristo, não a morte.

Recordar que hoje é dia da esperança

Recordamos também aqueles que partiram anonimamente, sem nenhuma assistência, os que partiram tão apressadamente na pandemia. Neste dia queremos rezar por suas almas e desde o céu Deus os conforte. Jesus quando ressuscita Lázaro afirma, em Deus sempre podemos buscar o conforto. Lazaro mostrou que Jesus é a vida e a ressureição.

Neste dia recordar a Esperança, guiados pela ressureição do Senhor e também recordar os bons momentos das pessoas que passaram por nossa vida, e que nos preparemos para deixar algo de bom para os outros.

 

Os peregrinos foram convidados a acender uma vela em suas intenções e a rezar a oração da Arquidiocese " A vida  venceu a morte".

O santuário tem um cemitério destinado aos padres de Schoesntatt e ao final da celebração um momento de oração pelos que já estão no descanso eterno. 

 

_____________________

Texto: Sueli Vilarinho

fotos: Marcos R Bastos 

 

Amex Assessoria
Doe agora