Jesus quer compartilhar sua alegria conosco

Missa de Renovação, celebrações e multiplicação dos talentos na família do Jaraguá

No dia 18 de novembro de 2023 a missa de Renovação da Aliança foi celebrada pelo Pe Antonio Bracht e concelebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo, este dia foi cheio de comemorações e  foram elas colocadas em intenção na missa: 

 

Nascimento, do nosso Pai e Fundador, padre José Kentenich, em 16 de novembro de 1885. Grupo Família Missionária que há 10 anos selaram com Maria, a Aliança de Amor.Grupo Sementes, que há 15 anos entronizaram em suas casas o Santuário-Lar, Casais do Grupo Luz das Famílias Unidos com Maria que se prepararam para hoje, selarem a Aliança de Amor com Cristo, entrega do Capitalário da Família de Schoenstatt por  Hilda e Pedro presidentes do Conselho , 10 anos do Ideal da Liga de Famílias do Brasil e 60 anos do Santuário Lar em Milwalkee (EUA) pelo Padre Kentenich.

 

Em sua homilia o Pe Antonio explicou que o Evangelho do dia, dos talentos podem ser comparados à vida que hoje se comemora.

As leituras e Evangelho indicam um olhar para o final pois estamos chegando no final do ano litúrgico. As leituras querem indicar e chamar a atenção que vamos completar um ciclo. Como chegar nesse final,  hoje os casais estão comemorando algumas datas, nos ajudam a interpretar esse Evangelho dos talentos.

Há uns deu ser “Família missionária”, há outros deu ser “Sementes de Maria” e outros ser “Luz das Famílias” a cada um Deus dá os talentos. Deus não gosta que os talentos fiquem guardados. Deus no batismo nos deu uma participação na sua vida, a Aliança de amor, Deus faz conosco uma Aliança, um pacto . “Eu serei o teu Deus e vós sereis o meu povo” esta é a fórmula mais curta de Aliança que encontramos na escritura no antigo testamento. Mas Deus não se contenta com esta fórmula, Deus vem morar no nosso meio, vem se formar um de nós para nos entregar tudo o que Ele pode entregar, o mediador da Nova e Eterna Aliança, para que nós possamos dar a Deus tudo o que podemos dar.

Os 10 Anos de Aliança de um grupo, os 10 anos do ideal da Liga do Brasil, os 60 anos do Santuário Lar que o fundador disse sobre um aspecto da Aliança, que é o Santuário Lar é essa entrega mútua, essa pertença. Deus disse ‘quero que vocês sejam o meu povo, quero que a identidade de vocês seja essa. Espero que vocês se doem entreguem confiadamente a mim’. Nosso batismo vive se desenvolvendo, a nossa vida se desdobra, a gente cresce, cresce naturalmente, criança, jovem, adulto, trabalha e nesta caminhada vão se desenvolvendo nossa vida espiritual, nossos talentos. Dentro destes talentos temos esta vida batismal que se desenvolve e Deus tem um especial carinho pela família, quando celebramos o santuário lar e agradecemos por tantos anos de fidelidade da Mãe de Deus em nossa casa, levando as mesmas graças que ela distribui aqui, acolhendo as pessoas que chegam em minha casa, levando todos a Cristo para que sejam transformados e animando a que vivam no Espírito Santo, nós estamos vivento o florescimento, o desdobramento, o amadurecimento da nossa vida de batizado, da nossa Aliança de Amor, que não podemos deixar guardado.

 

 

 

Há muitos anos, com a comemoração do Santuário Lar também colocaram sinais na casa que ali é uma Igreja Católica, que ali a Mãe transforma a casa em Igreja doméstica, talentos que não podem ficar guardados, devem ser multiplicados. Como se recebe dinheiro e o multiplica.

Deus quer que a Aliança seja vivida e se desenvolva num grau mais profundo, Deus quer que Jesus, o mediador da Aliança possa viver conosco uma intimidade uma proximidade toda especial, não basta “pertencer ao povo de Deus’, aparecer na missa de domingo, celebrar o dia 18 , fazer boa ação, caridade,... Jesus quer mais que isso, Jesus quer que nós nos assemelhemos a Ele, que as pessoas vendo a nós possam ver os traços Dele, Deus Pai quer que Jesus se encarne sempre de novo e ainda hoje na vida de cada um de nós. Por isso que nos aproximemos de Jesus no amor, o amor é uma força transformadora e assemelhadora, pois ficamos mais parecidos com Jesus, hoje um grupo vai selar a Aliança de Amor com Jesus.

Não basta ter recebido no batismo a participação da vida de Cristo, é preciso que essa vida, que essa participação, que essa pertença nos transforme, e transforme nosso coração mais profundamente tornando semelhante a Jesus: Aliança de Amor com Jesus, para que as graças do santuário amadureçam.

Assim podemos interpretar o Evangelho dos talentos. Deus, a Providência Divina vai nos mostrando como podemos desenvolver os nossos talentos, quais são os meios que estão a nossa disposição, quais são os caminhos que Jesus quer nos conduzir para que os talentos rendam mais talentos. Para que o Senhor quando voltar não chegue aqui e encontre um monte de gente com tanto medo que não tem nada para apresentar. Jesus quer encontrar e compartilhar com Ele aquilo que tem para lhe apresentar.

 No final do Evangelho está dito: ‘Entra para a alegria do teu Senhor’ , Deus quer compartilhar conosco a sua alegria, a alegria a qual vive Jesus, da alegria da qual vive nossa mãe, a alegria da família, da sua família e por isso nos pede: “Mostra como você viveu a alegria durante a tua caminhada, como foi desenvolvendo tua Aliança de Amor, qual foram os caminhos que você fez, como você chegou a amadurecer tanto, como foi a sua intimidade com meu filho Jesus”.

Já agora participemos da alegria, embora agora a participação da alegria nem sempre é possível devido aos contratempos , as dificuldades, os desafios, ofensas e tudo aquilo que atrapalha nossa alegria, mas um dia Deus poderá transformar, se nós formos capazes de desenvolver os talentos que Ele nos deu. Não se trata só de aptidões, eu quero colocar a disposição aquilo que tenho de fortaleza e que posso desenvolver para o bem dos outros, mas eu quero desenvolver a minha dignidade de filho  de Deus e a semelhança com Cristo para que um dia minha alegria e pertença a Deus seja plena.

Ao acompanhar estas famílias, do santuário lar, que selam a Aliança com Cristo, não guardem para si, “Para que a minha alegria seja vossa e seja plena” que nossa missão seja forte e sinodal como o Papa  Francisco disse que a Igreja seja comunhão, participação e missão, atitudes de quem vive os talentos e os desenvolvem, quem entrega tudo, pois tudo pertence a  Deus.

Que um dia esta alegria sea plena, que a Mãe de Deus cuide para que cada um cuide de desenvolver aquilo que recebeu e continue esse caminho de Aliança. Que continue esse caminho com Cristo para que um dia seja pleno.

 

 

Hilda e Pedro do Conselho motivaram a Família local para agradecer o nascimento do Padre Kentenich,  Assim disseram:

Em 16 de novembro de 1885, em Gymnich, perto de Colônia, na Alemanha, nasce o Servo de Deus, José Kentenich, Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt.

Desde pequeno, fez a sua consagração pessoal, colocando-se inteiramente ao dispor de Nossa Senhora, anunciando Deus como Pai atuante e presente na vida de cada pessoa. Seguindo os sinais indicados pela Divina Providência, em 1914,  junto com seus Congregados, sela a primeira Aliança de Amor com Maria, em Schoenstatt, também na Alemanha.

A Aliança de Amor com Maria é a fonte de vitalidade e o centro da espiritualidade de Schoenstatt. Desta aliança, nasce uma forte consciência de missão, que conduz os que a selaram a se converterem em instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com Ela na renovação religiosa e moral do mundo. Padre José Kentenich lançou muitas sementes de evangelização. Através da sua vida de serviço ao próximo, contagiou com sua espiritualidade muitas famílias, homens, mulheres, crianças, jovens, leigos consagrados e sacerdotes.

Hoje nos reunimos aqui mais uma vez, para dar continuidade à essa missão do Pai Fundador, para renovar nossas forças a fim de viver a fé na vida diária e incentivar o mundo com o amor de Jesus, tendo Maria como nossa Mãe, Educadora e colaboradora.

Foi apresentado um vídeo de testemunho sobre uma graça alcançada por intercessão do Padre Kentenich.

 

Depois da Renovação da Aliança de Amor na frente do Santuário todos foram convidados para pegar uma lembrancinha e um docinho na estátua do fundador.

Os grupos fizeram suas renovações e Aliança no santuário e outro a Aliança de Amor com Cristo. 

 

_____________________________

Texto: Sueli Vilarinho

vídeo: Alice Vilarinho

 

Amex Assessoria
Doe agora