Cinzas é o início do comprometimento de conversão

Me converto para me assemelhar a Cristo

No dia 14 de fevereiro a missa da Quarta-Feira de Cinzas foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo.

Sua homilia explicou que a Quaresma é o início do caminho da conversão. Os 40 dias antes da Páscoa para nos prepararmos para ela.

O Sinal das cinzas é o comprometimento

Reconhecemos que somos  pecadores e necessitados da misericórdia do Senhor e estamos dispostos a nos converter.

Conversão em comunidade, dentro da Igreja,  com apoio,  pois outros nos mostram sua vida como exemplo dos santos. Na história de santidade podemos usar um santo para observar de como ele foi semelhante a Jesus.

Chamados a conversão interior para nos parecer cada vez mais com Jesus. Não convertemos uma ideia e sim a uma pessoa: Cristo.

A campanha da Fraternidade fala sobre a Amizade Social. Podemos ver nos irmãos um pedacinho de Jesus, os amigos se assemelham, nos unimos em amizade por um propósito em comum ou nos simpatiza algo.

Leitura do Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Qual a intenção que tenho quando dou uma esmola, é para me autopromover?

E a oração que faço  é para que outros vejam ou  tenho uma vontade profunda de me encontrar com Jesus?

Se faço jejum será  para que outros vejam que estou tentando lidar com meu instinto ou sabendo que sacrifícios não bastam ao Senhor, mas os entrego por minha santificação?

Intenção reta do que faço seja para dar  testemunho  aos demais e me assemelhar a Cristo, Bendito seja!

____________________________

Texto: Sueli Vilarinho