Tentação é o que nos tira do sério
Lutar contra as tentações e buscar conexões para a alma
Domingo dia 18 de fevereiro de 2024 a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo.
Em sua homilia tratou de explicar o caminho quaresmal e como fazer uma conexão com Deus para não cair nas tentações que tiram o foco da vida.
No caminho quaresmal cada domingo será um tema para ir ao encontro da semana Santa e viver o mistério de Cristo.
Evangelho sobre a tentação : (Mc 1,12-15)
Naquele tempo, 12 o Espírito levou Jesus para o deserto. 13 E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Sobre tentação geralmente associamos e reduzimos ao pensamento que algo se fez e caiu no pecado do sexto mandamento. Mas ele é mais amplo. Exemplo quando se diz: Aquela pessoa é atentada demais. Isso nos tira do foco, do centro, quando a criança está terrível os pais também passam dos limites e gritam.
Tentação é o que nos tira do sério o que perdemos a conexão com o Senhor.
A tentação é o que nos afasta da Aliança com Deus, tantas coisas nos fazem perder a conexão com o Senhor tiram paciência a alegria e a paz.
Como lutar contra essas tentações?
Para caminhar e não cair nas tentações, em analogia que a internet de casa não chega em algum cômodo, acrescentamos um roteador mais perto de nós.
Na vida de fé as práticas de fé são roteadores para não perder a conexão.
As práticas que a quaresma propõe:
Penitência
Oração
Caridade
Viver da Palavra do Evangelho
Eucaristia
Reconciliação
Elas ajudam na vida espiritual para não perder a conexão, não desfocar, ajudar a alma e o espirito. Viver com mais intensidade que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar.
Dia da Aliança, dia 18 é um “seguro” para entregar ao Senhor e para Mãe de Deus que tentei ser mais santo este mês, aqui estão minhas conquitas e fraquezas. minhas alegrias e tristezas. Mês a mês renovamos esse vínculo, criar os laços para não perder o foco de ser santo.
Peçamos a Graça deste tempo da Quaresma para aproximar de seu filho.
__________________
Texto Sueli Vilarinho
Vídeo Alex Formigoni