Dia 18 dia da Aliança de Amor: Deus nos ama e nos perdoa

No tempo de Quaresma somos chamados a olhar “cara a cara”  Jesus na Cruz

No dia 18 de março de 2024 a missa de Renovação da Aliança de Amor foi celebrada pelo Pe Gabriel Oberle.

Em sua homilia Pe Gabriel fez uma pequena encenação do Evangelho explicou que nesta passagem Jesus vem e olha "cara a cara" todas as pessoas, a pecadora, os homens que estão julgando, e olha cada um depois de fazer sua oração, ao olhar faz as pessoas refletirem  sobre suas vidas, “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”, eles também são pecadores, e ao olhar a mulher perdoa os pecados e pede para não voltar a pecar.

Na primeira leitura uma mulher chamada Susana é acusada de adultério, pois os dois  sacerdotes estavam com inveja dela, e a acusam de trair o marido e isso levava a condenação da morte, mas Daniel ,o profeta,  ao chamar os acusadores percebe que cada um estava falando uma história diferente, então Daniel, profeta de Deus olha cara a cara os homens que estavam mentindo e encontra a verdade em Susana que estava louvando a Deus.

Deus vem e nos olha “cara a cara” deixa de lado os nossos erros, perdoa os nossos pecados mostra a verdade àqueles que estão provocando a mentira. No tempo de Quaresma somos chamados a olhar “cara a cara”  Jesus que na Cruz da Unidade olha sua Mãe e sua Mãe o olha  e olha ainda  cada um de nós.

Nesse caminho de Quaresma somos chamados a olhar Jesus, não ter medo de olhar, como filhos, carregar nossa cruz, encarar Deus, reconhecer nossos pecados e partir para frente.  Deus nos perdoa, Deus nos ama, Deus nos envia, nos olhos nos olha para ir e não voltar a pecar.

São José [comemorado dia 19] veio para ensinar Jesus a ser homem, e ensinou ser verdadeiro homem e verdadeiro Deus, seu pai José e sua Mãe Maria, e sem entende grande missão de Jesus o ensinou as tarefas, ser humano verdadeiro, que olhemos para o  exemplo de José, apreendamos  a olhar Cristo e ser mais humano e  mais divinos.

A Queima do Capital de Graças e Renovação da Aliança foi feito em frente ao santuário.

 

Capital de Graças da Família de Schoesntatt de 18 de março à 18 de abril foi proposto pelo Conselho de Famílias. 

 

Orquestrando Orações em família

(Pelos 76 anos da Carta de Santa Maria e pelo pedido do Papa para rezar o Pai Nosso em preparação ao ano santo de 2025.)

Neste mês de abril a Família de Schoenstatt do Jaraguá quer incentivar a reflexão sobre a importância dos Santuários Lar, motivados pelos 76 anos da Carta de Santa Maria escrita pelo Padre Kentenich em Santa Maria – RS, que se tornou ata de fundação do Santuário Lar. “Levem a imagem de Nossa Senhora e dêem-lhe um lugar de honra nas vossas casas. Assim elas se tornarão  pequenos Santuários, nos quais a imagem de graças se manifestará com seu poder de graças e criará uma terra santa de famílias e formará famílias com membros santos.”¹

“Agora a Mãe de Deus quer se retirar para o nosso pequeno Santuário e ali educar todos os membros da família, inspirando-os mais uma vez para que se tornem pessoas profundamente religiosas. Ela também quer aliviar o pai e a mãe de alguns fardos de sua responsabilidade educacional. Ela, portanto, não irá apenas cuidar que seus filhos cresçam em uma atmosfera pronunciadamente religiosa e mariana, ela também assumirá a responsabilidade para ver que, sob sua proteção e orientação, toda a família irá navegar vitoriosamente através da atmosfera secularizada de nossos dias” ²

Ato concreto: Rezar o Pai Nosso em família, no santuário lar ou no Cantinho de oração de sua casa.

_______________

¹Carta de Santa Maria- Institut der Schöenstattfamilien- Haus Nazarth Vallendar/Schönstatt

²Santuário Lar presente para a Família Congresso Internacional do Santuário Lar 2013- pag120  (User Hausheilgtum JK)

 

 

___________________

Texto e vídeo: Sueli Vilarinho

Amex Assessoria
Doe agora