Esta semana é o centro da nossa fé

Vivamos inteira, sem cortes, a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus

Neste domingo 24 de março de 2024 a celebração de Domingo de Ramos aconteceu com cerca de 500 pessoas que acompanharam e trouxeram seus ramos.  Pe Gustavo Hanna Crespo, Reitor do Santuário celebrou e Pe Gabriel Oberle concelebrou.

Em sua homilia Padre Gustavo trouxe o início da Semana Santa com a reflexão de como foi escrito, como hoje nos chega e como vamos viver, com tempo esta semana. Assim disse:

Uma história tão conhecida e voltamos sempre nela. Já escrita há mais de 2000 anos com tantos detalhes que as vezes passam desapercebidos e lemos de novo e atualizamos a fé no mistério Pascal.

Hoje é fácil imaginar como foi escrito o relato em quatro folhas, mas no tempo que foi escrito poucas pessoas sabiam ler e menos ainda sabiam escrever, só se escrevia que era importante e que  as próximas gerações soubessem. E assim hoje, tão bem relatada chegou a nós.

É importante cada passo que Jesus dá, em sua Paixão Morte e Ressureição e nos toca o que é humano, o que acontece com Pedro, os que não acreditaram, José de Arimatéia que pediu o corpo de Jesus para enterrar, coisas humanas e é bonito ver que estão inseridas no mistério Pascal.

Os Evangelhos são escritos através do relato da Paixão e morte de Jesus, o povo contando quem foi esse homem que esteve conosco, depois se foi complementando quem era Jesus.

Aqui está o centro da nossa fé e queremos proclamar. A carta de São Paulo aos Filipenses dizia: Jesus é o Senhor! Assim começavam a anunciar, o nosso Deus com sua Paixão, morte e ressureição.

A semana santa começa hoje, com 20 min de leitura do Evangelho, parece longa, mas esta é a “nossa semana”, semana pela qual somos e existimos e acreditamos que temos um propósito de Deus  para cada um de nós, na nossa semana temos uma vivência da nossa fé.

Esta semana é para contar a história de nosso salvador, hoje que vemos tudo em pouco tempo, 2 min para ver um vídeo e tudo se resume devido ansiedade de consumir. A semana santa não dá para resumir, vamos nos renovar e querer estar com o Senhor sem resumos, sem sinopse, sem o  trailer. A semana inteira para recomeçar e dar sentido a partir da Cruz da sua morte e ressureição. Saboreemos o caminho nesta semana, o Senhor nos ensina a ver os detalhes de nossa fé, mais um ano que se inicia após a Páscoa.

 Imploremos ao Senhor que nos dê um coração aberto para escutar  e reconhecer o Senhor. Senhor esta semana é Tua!

 

____________________

Texto e vídeo : Sueli Vilarinho

 

Fotos Álbum: Marcos R Bastos

Amex Assessoria
Doe agora