Jesus abraça e salva o mundo com sua cruz, mas não permanece nela.

Um Tríduo bem vivido não dá para nos separar da cruz

Tríduo Pascal,  28 à 30 de março de 2024, no Santuário Sião do Jaraguá foi realizado pelo Pe Gustavo Hanna Crespo, reitor do santuário. Caminhamos  dia a dia nos ritos de   Instituição da Eucaristia e sacerdócio, Lava-pés, na Liturgia da salvação da humanidade com a morte de Cristo, Adoração de Cristo na cruz, encontro de Jesus e Maria com descimento da cruz,  na celebração da Luz e Proclamação da Páscoa, e  renovação das promessas do batismo.

Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

Quinta-feira [28/03/2024]

Na vida pedimos que algo passe, quando algo está difícil, que passe logo, ou esperando algo melhor, da mesma forma  na vida de fé pedimos para Jesus passar e tocar nossa história. A Páscoa é esse momento de passagem de Jesus no nosso meio, para nos encher de vida novamente.

A instituição da Eucaristia é o próprio Jesus que diz “ Irei permanecer para sempre com vocês todos os dias, até minha segunda volta”

Quando está difícil

JESUS

nasce de novo em nosso coração,

passe de novo em nossa vida

cura de novo nossas feridas

ressuscita de novo em nós

o que estava morto faça viver novamente!

Jesus permanece de forma real na Eucaristia por cada um de nós  e se mostra como é o seu reinado, o reinado de serviço, ele mesmo se abaixou para lavar os pés dos discípulos, foi a  forma de Jesus liderar e cativar, somos chamados a entrar nessa forma do serviço, pelo amor, pela fé e amizade que transformamos e somos transformados por Jesus.

Quando Jesus diz a Pedro “se não lavar os teus pés não terás parte comigo”, podemos entender que hoje precisamos deixar as pessoas exercerem o amor, seus serviços. Pedro ao entender, exagera “não lave somente os pés, lave o corpo inteiro”, quer estar plenamente em sua amizade, vinculado inteiro. A abertura de coração de Pedro, estar aberto ao serviço, a vida e levar em prática seja para nós exemplo.

O padre Gustavo chamou as pessoas para lavar os pés  através de um convite envelope fechado, distribuído aleatoriamente,  é assim como Deus também nos surpreende. Estava escrito: “Hoje o Senhor te escolhe para ser seu amigo”.

Vigília aconteceu com o translado do Senhor e ficou durante a noite até as 6 da manhã com a Via Sacra.

Paixão do Senhor

Sexta-feira [28/03/2024]

A cruz é o melhor sinal da nossa salvação, o Senhor quis unir o céu e a terra, o mundo tentou fechar os braços de Jesus, calar, mas Jesus abraça e salva o mundo, nela encontramos a salvação, não há forma de ficar sem ela, a salvação passa por ela, sem distinção.

Podemos nos colocar em algum lugar nesta cruz, ou refletir onde estou nesta cruz? Como discípulo amado, como a querida Mãe de Deus, com o que transpassou a lança e o reconheceu como verdadeiramente filho de Deus. O mais importante todos nós com a Cruz no centro.

Somos chamados

em nosso caminho de santidade :

Olhar  a cruz

Abraçar a cruz

Amar a cruz

Não existe Cristo sem cruz

Não existe salvação sem cruz

Não existe a nossa redenção sem cruz

Porque a cruz  une o céu e a terra

E com seus braços somos irmãos

Cristo não permanece na cruz

Obrigado Senhor

Encontro das Imagens Nossa Senhora das Dores e Jesus dos Passos

Sexta-feira [29/03/2024]

As procissões saíram da Nossa Senhora da Conceição e da Capela São Pedro, muitos acompanharam e chegaram no santuário.

Houve uma meditação sobre “Descimento da Cruz” com o Cristo no calvário, Ele é o Senhor [INRI], despojamento da túnica e manto, coroa de espinhos, cravos nas mãos e pés, lança que jorrou água e sangue, Cristo no colo de Maria e cruz vazia.

Vigília Pascal

Sábado [30/03/2024]

Sábado santo a missa é maior pois é chamada “Missa das missas” aqui de modo especial vamos recordar o que o Senhor fez conosco desde o início, com Gênesis, completou toda a obra, a criação, amada  e pensada por Deus desde toda a eternidade e para todo sempre. Sem emendas, por completa a sua obra. Nas leituras dizia: “e tudo que Deus criou era bom”. Depois as alianças que Deus chamou para renová-las. Deus sempre confiou em sua criação. Abraão, a saída do povo do Egito, a profecia de Isaias onde nada irá faltar, assim é Deus que nada quer que falte e não nos abandona.

Deus é fiel conosco

Na cruz do Senhor

Ele não nos abandona

Ele não nos quer para morte

Ele nos quer para a vida

Ele não nos quer para separação

Ele nos quer para união

Em Cristo nos unimos

No evangelho, as mulheres foram ao túmulo, para estar com o Senhor e achavam que estaria sepultado e iriam chorar e agradecer, mas o susto que Ele não estava mais. Pensavam como iriam rolar a pedra para ver o Senhor, na nossa vida também as preocupações podem ser o centro da nossa vida, mas são secundarias, Deus tem um projeto para nossa vida que vence qualquer obstáculo, Deus quer que vivamos e vivamos com Ele, que nesta Pascoa possamos ter o exemplo das mulheres, onde colocarmos Jesus em nossa vida? Vamos fazer o caminho para encontrar com Ele, se Deus nos buscar para estar com Ele, temos o dever da gratidão para ir ao encontro Dele, e se aparecer a pergunta como vamos rolar a pedra, Ele vai dar um jeito, como também abriu o mar vermelho, como não deixou Abraão sacrificar seu filho Isac. O jeito de Deus sempre será melhor que o nosso, mesmo que tenhamos que levar um filho sem saber 'quem será  ser o sacrifício', mesmo que tenha um mar a nossa frente, mesmo se tiver uma pedra para rolar, pois com Ele se refez todas as coisas, se uniu todas as coisas entre o céu e a terra onde Cristo na cruz deixou sua marca.

Texto/fonte:  retirados das homilias dos dias do Triduo por Sueli Vilarinho

Vídeos: Sueli Vilarinho e Carlos Pussoli