Colocar Jesus no CENTRO, Ele dará paz e coragem

Jesus toca hoje nosso coração

O segundo domingo de Pascoa, da Misericórdia, 07 de abril de 2024,  foi celebrado pelo Pe Vitor Hugo Posseti, em sua meditação sobre os textos de hoje o padre focou sua explicação em colocar Jesus no centro da nossa vida e ter o coração aberto para transformação que Cristo faz por dentro e por fora, na paz e força que impulsionam a vida. Assim o disse:

No Evangelho de hoje os discípulos estavam  reunidos na casa, estavam fechados, atemorizados, o perigo estava lá fora. Lá fora estavam quem mandou matar Jesus e tinham medo de sair e acontecer o mesmo com eles. Acontece um grande testemunho da Ressureição de Jesus que para a época nem se sabia o que era ressuscitar.

Os homens fechados e com medo, mas algo aconteceu que ficaram corajosos, fez que  saíssem ao encontro do mundo a testemunhar Jesus ressuscitado e inclusive a morrer por essa realidade. Jesus entra e se coloca no centro, no meio dos discípulos, mostra suas chagas e ao mostrá-las deseja a Paz. A ALEGRIA TOMA CONTA DO CORAÇÃO DAQUELES HOMENS ele sopra já anunciando o Espírito Santo e dá o poder de perdoar os pecados. O que era medo e fechamento vai se tornar alegria, coragem, paz e envio para testemunhar Jesus ressuscitado, uma coisa nova que estava acontecendo. Jesus não mudou lá fora, continuava o contexto de perseguição, o que mudou foi dentro, a presença de Jesus ressuscitado mudou por dentro a vida dos homens e sua disposição, assim Deus age e vai dando a paz. Não significa que ele vai nos libertar do sofrimento e problemas, nem mesmo da morte, mas nos liberta no sofrimento, nos liberta nos  problemas e até mesmo na hora da nossa morte, Ele está ali me salvando e me fortalecendo.

COLOCAR JESUS NO CENTRO NOS TRANSFORMA POR DENTRO

Senhor quero que estejas

no CENTRO do meu trabalho

no CENTRO da minha vida

No CENTRO da minha família

no CENTRO da minha comunidade [Igreja]

O Senhor no CENTRO

Nos dará:

Confiança,paz

Amor e forças

Os discípulos saíram cheios de coragem e todos praticamente morreram martirizados e perseguidos. O encontro com Jesus ressuscitado transformou profundamente dentro e fora, por inteiro. Na primeira leitura diz que a presença de Jesus nas primeiras comunidades,  entregavam tudo o que tinham, vendiam para ser partilhado, a que ponto era essa transformação de vida, nem os bens da terra tinham mais sentido. Com o tempo foi mudando outras formas de comunidade. O importante é que o encontro com Jesus tem que mudar por dentro e por fora, os propósitos da minha vida, no centro do meu trabalho tem que mudar o propósito do meu trabalho, dos meus estudos, isso muda nosso jeito de viver de fazer as coisas. Posso ter uma empresa, escritório, padaria, coloco uma cruz,  Jesus, na parede, mas tem que ter aí um modo de agir. A identidade do cristão, é mais que o símbolo, pelas  chagas Ele foi reconhecido, pelas suas chagas, por sua entrega de amor. Assim também no local de trabalho, queremos ser reconhecidos cristãos pelo amor que temos uns pelos outros e pelo que transmitimos o modo que vivemos, uma transformação simbólica e real.

Tomé diz que só acredita se ver e tocar, Jesus elogia quem acredita sem ter visto.

Jesus deixar-se tocar nas chagas, mas no fundo era Jesus que estava tocando o coração de Tomé na fé e ele dá uma resposta das mais belas da bíblia, pois é reconhecido pela boca de Tomé : MEU SENHOR E MEU DEUS, não só que ressuscitou, mas que é o Senhor e Deus.

Sejamos hoje tocados por Jesus de modo especial nossas feridas, nossas chagas e nossas dores e vai dando paz, como fez com os discípulos. Nos ajude a transformar por dentro e por for fora.

 

___________________

Texto e vídeo: Sueli Vilarinho

Vídeo ao vivo click aqui

 

Amex Assessoria
Doe agora