Espírito Santo [palestra parte I]

Imploremos os dons do Espírito Santo

Neste domingo 28 de abril de 2024 deu-se início à conquista do Espírito Santo. Pe Gustavo Hanna Crespo fez a reflexão. Após a palestra todos se dirigiram para o Santuário.

Oração ao Espírito Santo

Espírito Santo, tu és a alma de minha alma.

Cheio de humildade te adoro. Ilumina-me, fortifica-me, guia-me e consola-me.

Revela-me tanto quanto isso ao plano do Eterno Pai corresponde.

Revela-me os teus desejos. Faze-me entender o que o Amor Eterno de mim deseja.

Faze-me entender o que devo fazer. Faze-me entender o que devo sofrer.

Faze-me entender o que, em silêncio, com modéstia e reflexão, devo aceitar, carregar e suportar.

Sim, Espírito Santo,

faze-me entender a tua vontade e a vontade do Pai.

Pois minha vida inteira não quer ser mais que um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do Eterno Pai.

Amém!

Introdução

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade veremos nesta perspectiva quem é, seus símbolos, como Ele foi apresentado e porque colocamos o símbolo em nossa casa.

Objetivo não é uma aula de teologia, mas  procurar saber um pouco mais, colocá-lo em evidência nas nossas orações e mais presente nas nossas vidas.

 

Quem é o Espírito Santo?

Quando falamos das pessoas da Santíssima Trindade sabemos que é um mistério muito grande e que não entendemos. Para entender quem é o Espírito Santo temos que entendê-lo na Unidade da Trindade. Deus que é Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

Antigamente se pensava em tri teísmo, ou seja, três deuses, mas não. Se trata de um só Deus em Três pessoas. É um monoteísmo, um Deus em três pessoas. Por isso as três pessoas, assim como professamos no “Creio” recebem a mesma Adoração, o mesmo Louvor e a mesma Veneração. Pai, Filho e Espírito Santo, também dentro da Trindade não existe uma hierarquia e sim uma relação, é uma comunidade de amor a Trindade. [acreditava-se na hierarquia entre eles e isso se chamava de adocionismo- o Pai que adota o filho que age pelo Espírito].

Quando Deus vai criar o homem diz: Façamos!

“Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” pois é a Trindade que atua. Se revela por uma pessoa, mas o atuar é pela Trindade.

Cada pessoa da Trindade tem uma missão, por causa da missão que é dada para cada um os reconhecemos. O Pai: cria; o Filho: Salva; o Espírito: Santifica.

Pela relação que se dá entre eles, o Espírito Santificador, consolador ... diferentes missões.

Quando Cristo atua é a Trindade que atua, quando desce o Espírito Santos sobre os apóstolos também é a Trindade que atua, não dá para separar.

Quando lemos o Creio:  Filho gerado,  gerado da mesma natureza do Pai e com o Pai e o filho recebe a mesma adoração e Glória:

A nossa fé  professamos Deus Uno e Trino; Pai, filho e Espírito Santo e hoje o acento será no Espírito Santo.

Santo Anselmo disse: “Deus é maior do que tudo que possamos pensar.” Se pensamos no infinito amor, a Trindade é sempre maior no amor.

Queremos nos relacionar com Ele, com o Espírito Santo, também nós conquistaremos e nos relacionaremos com Ele como pessoa, vamos implorar seus dons para que Ele habite no lar.

Conquistar símbolo

 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…)” (I Coríntios 3:16–17)

Então para quê conquistar um símbolo?

Todo símbolo nos remete a uma realidade maior, com um símbolo se recorda algo. Como exemplo uma foto de alguém  nos remete a realidade que foi vivida, olhar o Espirito Santo e começar  a pedir ou  implorar seus dons.

Na qualidade de filhos somos  pedintes, temos o direito de pedir, somos criados, e temos a necessidade de completar nossa vida.

Símbolos do Espírito Santo:

A pomba é um símbolo clássico, mas pode ser outro, uma chama, algo de água. Na nossa educação barroca vinda de Portugal os símbolos são mais brilhantes, dourados pois representam a divindade. Nós nos apropriamos de símbolos. Exemplo do Olho dourado no santuário : Símbolo do Olho do Pai temos que saber que  não é da  maçonaria. É Deus. Nós temos que ver a relação do símbolo com nossa espiritualidade.

Leituras bíblicas sobre o Espírito Santo e os símbolos

 Água é o símbolo da nova criação. "o Espírito sobrevoava as águas." Gn 1,2. A nova humanidade. Gn 7,17.

Fogo é símbolo do mistério, do maravilhoso e intocável. Deus manifesta-se numa coluna de fogo Ex 13,21. O fogo do Espírito At 2,3.

Vento é o que atua sem ser visto. Jo 3,8; 1Rs 19,13; Ez 37,1-10; Gn 2,7.

Óleo é símbolo do vigor, da força, da cura e da eleição. 15m 16,13.

Pomba é o símbolo da leveza, da agilidade e das boas notícias. Gn 1,2; Gn 8,8-12; Lc 3,22.

 

Por que motivamos em Schoenstatt o conhecimento e vínculo com o Espírito Santo?

Temos uma Aliança de Amor, o Pai Fundador Pe José Kentenich dizia: “Nossa Aliança de Amor com a Mãe de Deus deve expandir-se a uma Aliança de Amor com Cristo. Em Cristo e Maria vamos à Trindade”. (Retiro dos Padres, 1963) ou seja  que esta Aliança de Amor deveria chegar à profundidade de toda a Trindade.  Vamos entrando no mistério relacional, “Nada sem nós nada sem vós”, aplicada em toda experiência de fé e mais ainda no mistério Trinitário. Desmembrar as pessoas da Trindade para conhecer.

O Espírito Santo é o que frutifica, que dá força, que manda a Igreja se mover, “o nosso papel é sermos homens e mulheres de Pentecostes” missão do católico.

Inflamados pelo Espírito, unidos na tradição da Igreja como os Apóstolos tiveram e em Schoenstatt sempre unidos com a Mãe de Deus que implora por toda a Igreja que é a Mãe da Igreja e de todos nós.

Implorar o Espírito Santo!

Me relaciono com Deus através da oração, essa é a forma de diálogo entre nós e Deus.

É possível se relacionar com o Espírito Santo também com oração. A conquista deste momento com o Espírito Santo que por um lado tem o conhecimento teológico bíblico no atuar de Deus, por outro lado tem o implorar, temos que rezar, implorar como em Pentecostes.

Através dos Dons do Espírito Santo o imploramos e um deles é a paciência. Quem nunca disse: dai-me paciência? Mas assim devemos: Espírito Santo dai-me o dom da paciência!

Não tenhamos medo de pedir. Espírito Santo dai-me a sabedoria, Espírito Santo ajuda-me no conselho, Espírito Santo  infundi o temor a Deus quando deixo de rezar.

Os 7 dons não são estrelinhas como nas fardas, ou medalhas, mas sim usar como instrumento para nossa santificação. Um caminho para nossa santidade.

Colocar-se aberto ao Espírito Santo com comprometimento e doação, aberto a receber, na vida de oração é assim.   

 

 

No santuário foi feito um “exercício de oração”, é preciso começar!

Oração:

"Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Oremos: O Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso, Amém.

Exercício:

Podemos reconhecer e agradecer os momentos que o Espírito Santo esteve presente em nossa vida.

Agradecer o dia do nosso batismo, que com o Espírito Santo Deus nos fez seus filhos, lembremos dos padrinhos que foram os primeiros custódios do nosso batismo.

[silêncio]

Vem Espírito Santo vem, vem iluminar!

Quem recebeu o sacramento do Crisma façamos um momento de gratidão.

Um momento individual: Sim queremos ser filhos de Deus e pedimos a perseverança para nossa fé.

[silêncio]

Vem Espírito Santo vem, vem iluminar!

Imploremos a presença de Maria, que seja um momento de pedir ao Espírito Santo a graça que necessitamos, imploremos esta graça neste tempo de preparação.

[silêncio]

Vem Espírito Santo vem, vem iluminar!

 

______________________

Texto: retirado na íntegra da palestra por Sueli Vilarinho

 

 

 

Amex Assessoria
Doe agora