Como PERMANECER no amor de Jesus?

Pe Antonio Bracht explica

Neste domingo 05 de maio de 2024 a santa missa no santuário  foi celebrada pelo Pe Antonio Bracht. Em sua homilia falou sobre como Jesus pode e quer PERMANECER em nós após voltar para o Pai. Assim disse:

Quando temos um amigo de verdade que se muda para longe podemos combinar como vai continuar essa amizade, esse contato. Hoje é mais fácil com o celular, mas ainda nos preocupamos em continuar. Hoje Jesus está se despedindo porque Ele vai voltar para a casa do Pai, e se preocupa como vamos ficar em contato. Jesus só diz uma coisa: “Permanecei em meu amor.”

Como fazer para permanecer no seu amor? Guarde os meus mandamentos, guardar na estante a bíblia, não? Guardar  é viver os mandamentos. Não como normas que nos obriga, mas o amor experimentado. Quem não fez essa experiência não entende nada de Deus. Não como código de normas de transito ou outros, e sim orientação. Para viver isso Jesus nos coloca recursos como o “Espírito Santo”.

Na descida do Espírito Santo, na primeira leitura, ele atua como quer. Nem tinha terminado de falar e todos ficaram no Espírito Santo. Essa é a maneira de PERMANECER.

Em seguida Pedro vai batizar os que já receberam o Espírito Santo. Temos que ir entrando no Cenáculo. Na sala de orações, vamos entrando para invocar o Espírito Santo. Vamos fazer com que o Cenáculo entre em nós para que o Espírito Santo entre em nós, assim vamos PERMANECER, vamos crescer no amor de Deus. Jesus sinalizou: ‘Eu sim vou poder mostrar o meu amor quando o Espírito Santo entrar em vós’.

Pe Antonio deu  dois exemplos de sinais do Espírito Santo:

Primeiro: O diácono Maike, que no próximo domingo fará sua primeira missa aqui, isso é um sinal que o Espírito Santo entra numa pessoa, ele entendeu seu chamado e entrará sendo ungido pelo Bispo, para que possa presidir a Eucaristia, Cristo quer PERMANECER conosco, como? Na eucaristia, se não houver eucaristia não há Igreja, por isso Jesus chama alguns jovens, bispos e Papas, para que seja um endereço para nós... Ele instituiu uma forma de PERMANECER em nós, comungar é um sinal que Jesus está entrando em nós, Jesus e o Espírito Santo entrando em nós . Na pandemia falávamos da comunhão espiritual, toda eucaristia é uma forma espiritual, um encontro pessoal com o Senhor, reunir-nos em torno do altar para compartilhar seu amor. Deus é prático, se Ele quis eu também quero PERMANECER no seu amor

Segundo sinal: Hoje um grupo de casais que fizeram no fim de semana um encontro do Sim, que ao final darão uma resposta. Um sinal que Deus está entrando nessas famílias, o Espírito Santo está dizendo que quer entrar nessas casas, como um Cenáculo, que quer estar na vida cotidiana na família, como muitos aqui já fazem esta experiência. Jesus quer estar no Tabernáculo da intimidade da vida de uma família pois assim a eucaristia passa a ser o cotidiano da vida. Esse amor que o casal tem um para o outro, é o amor de Cristo que está dizendo para os filhos de vocês PERMANECEI  no meu amor, qual amor? O amor que os pais têm para vocês. Tão trágico quando não experimentam o amor dos pais, e assim não experimentam o amor de Deus.

Uma comunidade de amor em casa, como um altar, também celebramos a eucaristia ou a continuidade dela, em casa temos que PERMANECER em Cristo, no relacionamento do dia a dia. Esses casais foram hoje chamados, também na realidade de Deus. Quando saímos para ir para trabalhar mesmo que não possamos ir a uma Igreja, saímos de uma igreja doméstica. Queremos PERMANECER  no Amor de Cristo.

Quem quer cuidar muito desta unidade é nossa Senhora,  é a Mãe de Jesus, assim como em Canaã ela cuidou para não acabar o vinho, para que a alegria daquela festa do matrimonio não  acabasse, ela quer cuidar que as casas tenham a PERNANÊNCIA do amor de Cristo, neste mês de maio com Maria vamos caminhar com ela, pois a transformação da água em vinho era para não acabar a alegria. Hoje no evangelho Ele diz para nós: “a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

Jesus não quer gente triste, claro que as vezes com tragédias como as famílias do RS, mas não tira do fundo do coração a alegria, pois o amor de Jesus não sai nem com enxurrada, temos que ajudar sim com contribuições, mas pedir que sejam cenáculos do amor de Cristo e testemunhem que a alegria de Jesus nunca acabe.

Texto da homilia do dia por Sueli Vilarinho

Fotos: Marcos Bastos Schimidel