Palestra sobre o Espírito Santo - 2º dia

Dons do Espírito Santo podem ser vividos nas Bem-aventuranças

 

No domingo 5 de maio de 2024 a Sra Marô Alves pertencente a União Feminina de Schoenstatt deu uma palestra sobre os dons do Espírito Santo que faz parte da preparação para Pentecostes.

Durante sua palestra compartilhou seus conhecimentos e trouxe Catecismo da Igreja. Explicou que existem dons e carismas do Espírito Santo. Que os dons podem ser associados as Bem-aventuranças pois elas falam do Espírito Santo de forma concreta.

Explicou que todos os dons pedem a docilidade do coração, Maria foi sempre dócil,  e para que recebamos temos que pedir. Já as Bem-aventuranças nos dons  do Espírito nos ajudam a viver a luta pela santidade da vida diária.

Explicou cada dom a partir da Catequese do Papa Francisco. Abaixo cada dom tem a indicação do link completo do Papa Francisco.

 

Dom da sabedoria

A sabedoria nos faz compreender as coisas que vem do coração de Deus e as bem-aventuranças que trabalham o dom da sabedoria é: Bem-aventurados os que trabalham pela paz porque a eles pertencem a vida eterna.

Dom do Entendimento

Entender o que Deus nos revela através das palavras de Deus, acreditar e olhar com as palavras de Deus. A Bem-aventurança que corresponde a esse dom é: Bem aventurados os puros de coração. É bom limparmos o coração para estar com Jesus, com a Santíssima Trindade, e o que nos afasta é o pecado.

Dom do Conselho:

Conhecer os desejos concretos de Deus, ter o desapego dos bens e de nós mesmos. A bem-aventurança para este dom é: Bem-aventurados os misericordiosos pois alcançarão misericórdia, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo.

Dom Fortaleza

Semente se depara com a dureza do nosso coração e o Espírito Santo libera o coração para que a semente possa produzir frutos e os frutos do Espírito Santo. O Dom da fortaleza se manifesta de forma extraordinária quanto maior a necessidade.

Bem-aventurança deste dom: Bem-aventurados os que tem fome de justiça, não aceitar os erros do mundo.

Exemplo de pessoas que tiveram o dom da fortaleza: Pe José Kentenich, Carols Leisner, Pe Maximiliano Kolb.

Dom da Ciência

Bem-aventurança: Bem aventurados os que choram porque serão consolados

Dom da ciência onde vemos o que Deus criou e que é bom. Aos olhos de Deus somos a realidade melhor. Sintonia com a criação.

No Rumo ao céu existe a oração para se preparar o encontro com Deus. Ajuda-nos a não cair em atitudes erradas ou excessivas. Quando não preservamos a natureza, é um pecado contra a natureza.

Dom da Piedade

Somos filhos de Deus e nosso amor paternal, na infância espiritual. Podemos fazer um paralelo com o ideal pessoal.

Bem-aventuranças: Bem-aventurados os mansos que não são fracos ou passivos

Gratidão e Louvor, devemos ter o dom da piedade pois aquece nosso coração, ajuda a derramar o amor sobre os outros.

Dom do Temor de Deus

Nos faz respeitar as coisas sagradas, os templos, é o início da sabedoria, respeito com o humano, “crer que:  ‘Jamais irá perecer  quem fiel a Mãe Permanecer’” .

Não querer pecar para não ofender a Deus, consciência que tudo é Graça e seguir o Senhor Jesus para que  Deus possa derramar a misericórdia.

______________

Texto Sueli Vilarinho retirado da palestra

fotos: Marcos Bastos e Carlos Pussoli

Amex Assessoria
Doe agora