Dia da Assunção, dia da Aliança e dia de refletir sobre a Cruz da Unidade
Como cristãos somos chamados a caminhar até Jesus, com Maria, como ela fez
No dia 18 de agosto de 2024 a Solenidade de Assunção de Nossa Senhora e o dia da Renovação da Aliança de Amor foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo e concelebrada pelo Pe Vandemir Meister.
Pe Gustavo explicou que desde novos sabemos cantar a música que nos remete ao dia de hoje, e que as vezes no dia do velório também cantamos. Maria sinaliza o caminho até Jesus. Hoje em especial foi mostrada a Cruz da Unidade roubada do santuário e houve a renovação da Aliança de Amor juntamente com a apresentação do Capital de Graças para o próximo mês. A Família do Jaraguá rezará pelo Futuro santuário de Maringá (PR).
Pe Gustavo falou:
“No céu, no céu com minha Mãe estarei”, cantávamos esta música quando crianças e isto é a Solenidade da Assunção, Maria preservada e levada de corpo e alma ao céu, ela como a primeira que abriu o caminho depois da Ressureição de Jesus para que nós também pudéssemos fazer esse caminho que ela fez, ela é o modelo e sinal de esperança, mostra que é possível fazer esse caminho de santidade. Essa música escutamos na Igreja e também no cemitério, lembramos das despedidas, mas também para lá nos vamos e com Maria estaremos.
Na figura de Maria se completa o caminho de todo Cristão, caminho que todos somos chamados a seguir de estar mais perto de Deus.
Escolher o Caminho de um dia estar como está Nossa Senhora existe uma escolha, sem rotas alternativas. Maria é uma grande estrela que vai iluminar o caminho para chegar a Jesus. Ontem na missa da vigília, tinha uma Arca de Deus onde estavam as Tábuas da Lei, séculos depois a imagem da Arca foi dada como título a nossa Mãe que levou o maior tesouro, àquela que transportou Jesus.
Maria acolhe a vontade de Deus e faz a obra da salvação, levou o maior tesouro, nos entregou também o seu tesouro no alto da cruz, e ela nos acolheu como filhos e ganhamos um lugar no coração de Maria, juntos.
Segunda leitura fala da ressureição em que ressuscitaremos com Jesus e no fim da leitura ali o Filho entregará o Reino ao seu Pai.
Cruz da Unidade
Dia 6 de agosto de 2024, no dia da Festa do Tabor, Cruz da Unidade que foi roubada retornou ao santuário, aqui há sinais que falam que Cristo está conosco, hoje nesta festa da Assunção, Deus volta a dar pequenos sinais, para chegar até Ele, ono caminho da Aliança com Maria Educadora, temos a certeza que somos filhos de nossa Senhora, pelo retorno da Cruz, afirmamos: ‘Queremos caminhar contigo Jesus, nas marcas das Chagas de uma Cruz Cristo entrega o seu Reino ao seu Pai’. Não sabemos por onde ela passou, quem a pegou, quem a devolveu, ela simplesmente voltou. O que quer dizer depois de 12 anos? Vamos entender como um sinal, o caminho vai por aqui, o sinal da salvação, olhem para Jesus para construir o Reino de Deus aqui na Terra. Foi uma dor no tempo do roubo, e hoje apresentemos a Família. Logo será restaurada e saberemos como será sua volta ou onde ficará.
_______________
Texto retirado da Homilia do dia por Sueli Vilarinho
Vídeo Carlos Pussoli