Encontro Regional Brasilândia da Campanha da Mãe Peregrina

Neste dia 17 de agosto de 2024, tivemos no Santuário Sião Jaraguá (SP), o Encontro Regional Brasilândia da Campanha da Mãe Peregrina e comemoração de 21 anos da chegada da Imagem Auxiliar na região.

Estavam presentes o Assessor Regional da Campanha da Mãe Peregrina Pe Gustavo Hanna Crespo, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt a Assessora Ir. Márcia M. Silva do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt,  Matheus Henrique Pinto Andrade, Aspirante da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos e Pe Vandemir Meister Superior dos Padres de Schoenstatt do Brasil, também Sheila e Alex Formigoni Coordenadores da Campanha da Região Brasilândia.

A motivação do encontro dos 21 anos da  Imagem Peregrina Auxiliar na Região Brasilândia com o lema: "Fiéis à Origem, uma sinfonia de oração” foi desenvolvida durante o dia com  Oração da manhã, com meditação da palavra. O ano da  Esperança que o Papa Francisco convocou para 2025 norteou o encontro e houve também um momento de rezar o  terço e louvor. Uma aula sobre Oração encontrou caminho no antigo testamento até os dias de hoje. Ao final do encontro foi celebrada a santa missa e uma coroação à Mãe Rainha encerrou o encontro.

O Encontro teve início com um delicioso café da manhã preparado pelas coordenadoras de paróquias.

Em seguida, as atividades foram iniciadas com a oração da manhã, conduzida pelo Pe. Gustavo Hanna Crespo, Reitor do Santuário e assessor local da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Pe. Gustavo , seguindo o tema do ano " Fiéis à Origem, uma sinfonia de oração” fez uma breve explanação sobre a Lectio Divina, apresentando quatro questões norteadoras para o entendimento desse momento de oração, após fez a leitura de um trecho do evangelho de Lucas 11,1-4 pedindo, em seguida, que a partir questões, pudéssemos refletir.

Dando continuidade, tivemos a presença da Ir. Márcia Silva que conversou com os presentes sobre o tema do ano "Fiéis à Origem, uma sinfonia de oração". Iniciou convidando a todos para cantar o lema do ano: "Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança." E, continuando com o tema da oração fez uma apresentação  recordando que a origem da Campanha da Mãe Peregrina está no Santuário e, que a origem do Santuário se deu à partir da Aliança de Amor. Também foi a Aliança de Amor que impulsionou a caminhada de João Luíz Pozzobon.

Destacou os três pontos de contato: Santuário,  Aliança de Amor e Pe. Kentenich. Alertou-nos por termos o Santuário, nossa fonte de origem, tão perto e acessível e nem sempre aproveitarmos a oportunidade de nos renovarmos nessa fonte. Ressaltou que não podemos ser um Movimento que simplesmente passa uma imagem Peregrina e sim, que está vinculado ao Santuário, tornando-se um santuário peregrino, chegando às casas de nossas famílias. Citou como exemplo de fidelidade de João Luíz Pozzobon. Como podemos colaborar para essa sinfonia de oração. Falou sobre o próximo ano ser o Ano Santo da Esperança e recordou-nos que somos peregrinos da esperança. Destacou que a Esperança é uma das três virtudes teologais, fazendo referência à bula do Ano Santo de 2025, citou uma frase do Papa Francisco: "A esperança não nos decepciona!", lembrando-nos que nossa esperança é Jesus.

Parte da Tarde

Após o almoço o seminarista Matheus Henrique Pinto Andrade, aspirante da Ordem dos Clérigos Regulares Teatino Fez uma motivação para assumir a missão com a Mãe Peregrina. No Tabor fazer a experiência com Deus e com a Mãe do Céu. Ser missionários por uma causa maior, como Maria “partiu apressadamente”, a exemplo de João Pozzobon fez um panorama da missão.

Pe Vandemir Meister falou em seguida sobre a “Oração”, voltou no antigo testamento com os símbolos usados e formas de oração e fez uma linha do tempo até os dias de hoje. A Imagem Peregrina, hoje utilizada,  leva as pessoas ao encontro com Nossa Senhora. Um trabalho de amor com as famílias.

Na Santa missa  Pe Gustavo em sua homilia resumiu o encontro: “O diálogo com Deus necessita de tempo e hoje faltou tempo. É tão grande a forma de Aliança e de Amor que Deus tem com o homem e as formas que ele foi se dando a conhecer e como é nossa resposta que faltou tempo. A Mãe de Deus é mestra da Oração, ela nos ensinou a escutar e estar com Deus e não perguntar o porquê, mas o como se dará o encontro, também estar no sofrimento nos ´pés da cruz, e mesmo assim se doar como Mãe para humanidade. Nós somos esses discípulos que a  acolhe. O trabalho vale mais que ouro e prata, como se leu nos Provérbios,  cada passo vale mais que qualquer recompensa que possamos ter. Nas visitas da Mãe cada casa se tornará um templo de oração com o  encontro do Senhor.”

A coroação se fez coroando a Mãe com as mãos, com um coração. A próxima data deste encontro será no 3º sábado de agosto de 2025.

Sheila Formingoni compartilhou: O encontro no Santuário Sião do Jaraguá, teve momentos marcantes de integração e celebração para as paróquias da região. Organizar um evento dessa magnitude envolveu uma colaboração intensa entre as diversas paróquias, coordenadores e assessores que se uniram para garantir a realização de um encontro harmonioso e significativo.

Desde o planejamento até a execução, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para proporcionar uma experiência memorável aos participantes. A preparação incluiu desde a definição da programação até a logística do evento, passando pela escolha dos palestrantes e a coordenação de atividades do dia. O trabalho em equipe foi fundamental para criar um ambiente acolhedor.” Concluiu Sheila.

 

Para Juliana Soares missionária há 7 anos o encontro foi  uma experiência  maravilhosa. Assim contou: “A Sheila é maravilhosa e conduz encontro com muito maestria e amor !Gostei muito da apresentação da irmã e a  parte do barquinho com terço, isso trouxe ainda mais alegria e Fé. O seminarista Matheus  com a palestra Mariana foi sensacional, que energia , que sabedoria, eu amei. As meninas do coral que acompanharam  todo o dia com muita animação, o Padre Vandemir, gente boa, que deu uma aula para nós e por fim a linda missa onde foi finalizada com a coroação da nossa Mãe Rainha, foi mágico nossas mãos a coroando...A mãe Rainha renovou minha missão nesse dia. Gratidão”

Para Silvana Trindade: “o encontro, como sempre, foi  tudo de bom e necessário pra nos fortalecer, muitas vezes em que o desânimo toma conta.Ajudo colocando ou tentando colocar em prática tudo que é nos passado. Ser mais presente as Famílias e rezar o terço também com elas .No Santuário ajudo no que eu posso. TUDO PELA RAINHA.”

 

Texto Sheila Formigoni e Sueli Vilarinho

Fotos: Alex Formigoni

 

 

 

 

 

 

 

Amex Assessoria
Doe agora