Solenidade de todos os Santos

A santidade, para nós, é Jesus

 

A Solenidade de Todos os Santos foi celebrada no santuário no dia 3 de novembro de 2024, sob a orientação do Reitor, Pe. Gustavo Hanna Crespo. Em sua homilia, ele destacou que a santidade é para todos nós, não apenas para aqueles que estão no altar. Os santos nos mostram um caminho para chegarmos até Jesus, e por isso a Igreja os reconhece como tal.

Os santos estão em volta do altar, contemplando Jesus. Essa é a imagem que desejamos ver na eternidade: o Deus que se revelou e se entregou por nós. Neste dia de celebração, queremos fazer parte desse coro de santos. Quando ouvimos as leituras, podemos nos perguntar: "Será que sobrou uma vaga para mim?" Essa pergunta nos lembra que a santidade é acessível a todos e que a multidão dos santos é muito maior do que podemos imaginar.

A santidade, para nós, é Jesus. Não há como ser santo sem olhar para Ele, sem estar próximo d'Ele. Não existe uma autosuficiência na santidade; ela sempre está relacionada a Cristo. Seremos santos porque Deus é santo, e essa herança não pode ser rompida. O caminho da autosatisfação, que se baseia em si mesmo e ignora Deus, não é válido.

Ao nos apropriarmos do Evangelho em nossas vidas, somos chamados a encarnar essa mensagem, buscando ser semelhantes a Cristo.

A santidade é um caminho, e os santos nos mostram como chegar a Jesus, abrindo novas rotas, mas sempre direcionadas a Ele. Um jornal na Itália afirmou que a Igreja Católica "fabrica" santos, ao que São João Paulo II respondeu que sim, pois se a Igreja não fosse uma fábrica de santos, perderíamos nossa missão. Graças a Deus, somos reconhecidos assim. Dentro de nossa comunidade, buscamos ser semelhantes a Jesus.

 

______

Texto retirado da Homilia do dia por Sueli Vilarinho

Homilia completa no vídeo ao vivo: Click aqui

 

Amex Assessoria
Doe agora