Dia 18, dia de grande alegria!

Que possamos ser alegria de Deus e de nossa Mãe Rainha

A missa do dia 18 de novembro de 2024, missa da renovação da Aliança de Amor,foi celebrada pelo Reitor Pe Gustavo Hanna Crespo,  foi escolhida com a liturgia "Maria, Causa da Nossa Alegria". Os grupos que vão coroar a Mãe de Deus, que grande alegria quando  instituíram o Santuário Lar. A Mãe de Deus fez seu trono de graças em seus lares.

 

Também é uma grande  alegria quando a Mãe Peregrina visita nossas casas. Esperamos o dia dela chegar, e quando ela não passa, ficamos bravos e queremos saber o que aconteceu. A sensação de ter a Mãe de Deus, Maria, aquela que leva Jesus nos braços, nos dá uma grande alegria. Aquela que está em todos os momentos nos dá uma grande alegria. Esses momentos de fé, experiência com Deus, nos fazem sentir acolhidos, mesmo nas dificuldades. Mesmo na tristeza, sendo acolhidos por Deus, é uma faísca de alegria. Hoje também recordamos o nascimento do nosso fundador, Padre José Kentenich, e sabemos que ele também teve momentos de alegria, mas também momentos de muitas dúvidas. Ele nunca deixou de olhar para a Mãe de Deus.

Recordamos um pouco da passagem do nosso fundador no ano de 1895, um momento de desamparo, quando uma criança foi deixada em um abrigo (orfanato). Mas na sua primeira consagração, ele teve uma alegria. Depois, perto de 1910, quando teve sua primeira dúvida se seria ordenado padre ou não. No início, a resposta foi negativa, mas depois a alegria veio com a intercessão de uma pessoa por ele. Em 1914, mesmo durante a guerra, ele viveu a alegria de chamar a Mãe de Deus para morar no Santuário, onde  corações jovens, são chamados aptos para Ela. "Faça desta capelinha abandonada um santuário de graças."

Toda a vida do fundador nos ensina sobre o movimento. Não dá para separar a experiência espiritual da família de Schoenstatt, o que nos permite repetir e vivenciar o que ele também vivenciou. A Aliança de Amor e a instituição do Santuário Lar, que ele também instituiu nos anos 60, assim como a coroação de Nossa Senhora, que foi a primeira coroação nos 25 anos do movimento, e também no campo de concentração, onde ele a proclamou “Rainha do Pão”.

Hoje, em nosso caminhar de fé, somos chamados a ter a confiança que o nosso fundador teve. Mas podemos ficar em dúvida, porque não somos fundadores ou não temos tanta audácia quanto ele. Contudo, somos chamados a viver como ele viveu, a vivenciar aquilo que ele vivenciou, e de forma heroica, como podemos ser o melhor filho de Deus que possamos ser. Isso, com certeza, dá alegria ao coração de Deus. Isso, com certeza, dá alegria ao coração da Mãe de Deus. Não só a Mãe de Deus é causa da nossa alegria, mas que possamos ser causa da alegria da Mãe de Deus para o coração de Deus.

João Luís Pozzobon , quando começou seu apostolado de levar a Mãe de Deus de casa em casa, de escola em escola, de presídio em presídio, pessoas muitas vezes se perguntaram se isso fazia parte do nosso carisma. Ele, padre Kentenich  tinha certeza de que seria um novo herói deste tempo. Em algum momento, ele escutou do fundador que ele havia entendido e vivenciado por inteiro o que é o movimento de Shoenstatt e viver a espiritualidade do movimento, encarnar aquilo que o fundador também viveu, viver de corpo e alma, numa fé cega e confiante de que esse caminho nos levará a Deus. Esse é o caminho que nos leva à santidade.

Neste 18 de novembro, queremos ter um coração cheio de alegria, porque Deus olhou para nós e nos fez conhecer a Mãe de Deus. Deus escolheu a Mãe de Deus e nos escolheu para vivenciar as três graças que jorram deste santuário: acolhimento, envio apostólico e transformação interior. Nas mãos do nosso fundador, queremos também aprender neste caminho longo, que todos temos para aprender. Mas é possível, pouco a pouco, mesmo que às vezes pareça que damos dois passos para trás, mas sempre com a certeza de que somos causa de alegria para Deus. Que Maria, Causa da Nossa Alegria, nos faça andar confiantes em direção ao coração do Pai e para Ele dirigimos o nosso olhar.

 

Ao final da missa houve o término do Tríduo do nascimento do Padre Kentenich na estátua do fundador e também a Oração de implorar uma graça por sua intercessão. 

Alguns grupos da Liga de Família Coroaram a Mãe de Deus de seus santuários Lares.

__________________

Texto: Sueli Vilarinho (retirado da homilia do dia)

Fotos: Antonio C. Vicente

Trasmissão: Alex Formigoni

 

 

 

Amex Assessoria
Doe agora