Via Sacra do Santuário, conquistada com orações pela Família de Schoesntatt

Conquista que marca a vida dos Ramos: Nos permitiu traçar um paralelo com a nova missão que assumimos!

Conquista Espiritual da Via Sacra do Santuário pela Família de Schoenstatt

A Via Sacra do Santuário de Schoenstatt sempre foi um anseio da família local, como relata Flávio dos Santos, que foi Presidente do Conselho da Família juntamente com sua esposa Regina, no período de 2016-2017. Flávio compartilha:
“Estamos em Schoenstatt desde 1998. Posso garantir que sempre houve a pergunta: por que não temos a Via Sacra em nosso Santuário, enquanto em todos os outros Santuários existe? Era uma daquelas perguntas sem respostas, pois não eram feitas com clareza.
Mas quando assumimos a liderança da família de Schoenstatt, surgiu a ideia de conquistarmos uma Via Sacra. Naquela época, faltava um local adequado para a construção da Via Sacra, ou seja, ainda precisávamos definir um ponto dentro da área do Santuário onde ela poderia ser erigida. Por isso, o desejo acabou esfriando, mas tenho certeza de que permanecia no coração de todos nós.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Via Sacra realizada em 2020

 


E a prova de que esse desejo estava, de fato, no coração de muitas pessoas da família é que, durante as Quaresmas, muitas pessoas se reuniam para rezar a Via Sacra, improvisada com cartazes colocados nos mesmos pontos onde hoje está sendo erguida a nossa Via Sacra definitiva.”

 

Conselho das Famílias de Schoenstatt do Jaraguá

Atualmente, a Presidente do Conselho da Família, Hilda Malafaia, e seu esposo Pedro Malafaia, receberam as tábuas da Via Sacra das mãos do Reitor do Santuário, Pe. Gustavo Hanna Crespo. Hilda explica como foi:

“No final do ano passado (2024) o Padre Gustavo anunciou a construção da Via Sacra no Santuário, aproveitando o Jubileu da Esperança e também realizando um sonho antigo da Família de Schoenstatt do Jaraguá. Levamos o assunto numa das reuniões do Conselho das Famílias. Conversamos rapidamente, naquela ocasião, não houve a proposição de nenhuma ideia, mas ficou a sugestão de que poderíamos fazer algo (Capital de Graças) para conquistar as imagens.  Em meados de janeiro de 2025, padre Gustavo nos convidou a propor algo, pois a obra já havia começado, estava avançando e ainda não tínhamos definido o que faríamos. Padre Gustavo sugeriu colocar as imagens para peregrinar nos Ramos. Foi aí que colocamos, oficialmente, o assunto no grupo para que todos pudessem dar sugestões e, no primeiro encontro do ano, após várias ideias, análises, decidimos dividir as tábulas entre os RAMOS e cada representante, seria o seu GUARDIÃO.Além de ser responsável pela organização da peregrinação,  dentro do seu RAMO.”

 

Hilda e Pedro Malafaia

 

 A oração escolhida para ser rezada foi a do Via Sacra do Instrumento do Rumo ao Céu – Orações para a Família de Schoenstatt.

Cada tábua da Via Sacra foi atribuída aos Ramos locais, a Campanha da Mãe Peregrina, o Terço dos Homens e a Pastoral da Comunicação.


Relatos das Vivências Espirituais de Cada Grupo:

 

Jumas:


Matheus Santos: “Nossa vivência foi marcada por um momento de adoração, e também foi o primeiro momento de espiritualidade do nosso ramo. Tivemos adoração todo mês, e foi muito especial vivenciar a estação 4, onde Maria encontra Jesus. Foi muito válido e bonito, especialmente no dia 18!”

União Feminina:
Marô Alves “Coloquei na folha o nome de cada Unionista. Avisei à nossa Dirigente de Região Brasil/Portugal, Joelma, que estávamos com a estação número XIII em nome da pequena comunidade, para rezar a oração do Rumo ao Céu. Estávamos todas unidas em oração, especialmente pelo vínculo que temos com o Santuário Sião.”

Instituto de Famílias:
Adriana Cominato: “A vivência foi muito especial! A imagem da segunda estação da Via Sacra peregrinou pelos Santuários-lar das famílias do Instituto do Jaraguá (Família Costa – postulante, Macedo, Alvarez e Cominato). Em cada Santuário-lar, rezamos a estação da Via Sacra e estivemos unidos a essa conquista com toda a família de Schoenstatt do Santuário Sião. Também entregamos as 16 famílias do Instituto do Regional São Paulo (colocamos os nomes atrás da imagem).”

 

Liga das Mães:


Anita Percival: “Realizamos toda a Via Sacra às sextas-feiras e continuaremos a oração durante a Quaresma.”

 

Campanha da Mãe Peregrina:


Sheila Formigoni , coordenadora da Campanha, relatou: “No dia da reunião de coordenadoras da CMPS, conversamos sobre a conquista e rezamos a primeira estação. Nos comprometemos a rezar cada estação em nosso local e momento. A primeira estação também visitou a casa do casal Valdir e Gláucia, nossos vizinhos que nos passam a peregrina, além da casa da Lucimara Matos.”

Liga das Famílias:


Mariana, esposa de Uanderson Cabral, compartilhou: “A conquista da Via Sacra pela Liga de Famílias do Jaraguá marcou nossa primeira realização como Dirigentes e nos convidou a uma profunda reflexão sobre a Paixão de Cristo e o peso da Cruz que Ele carregou até Sua morte. Esse momento simbólico nos permitiu traçar um paralelo com a nova missão que assumimos, fortalecendo nosso compromisso com os casais que acompanhamos. Foi um momento muito importante.” Ela também explicou o processo: “Na Liga, nos reunimos na noite da Troca de Chaves dos dirigentes e nas peregrinações das Tábuas VII, VIII, IX e X, entre os diversos grupos da Liga. Esses momentos especiais permitiram que todos meditassem profundamente sobre cada estação, guiados pelas reflexões do Rumo ao Céu. Como símbolo de nosso compromisso e amor a Cristo, colocamos atrás de cada Tábua um pequeno pedaço de papel com o nome de cada participante, eternizando sua presença nessa vivência de fé.”

 

União de Famílias 

Claudio Medeiros: "Para a estação XIV foi feita uma pequena peregrinação entre os moradores do Condomínio Vila Real que são membros do Terço dos homens, Liga de Familias e União de Familias.

Cada família pôde ter um momento de reflexão em contato com esta da passagem da Via Sacra e estabelecer um vínculo com a imagem que todos se sentirão conectados quando forem ao Santuário e passarem diante da respectiva 'ermida'."

 

 

Pastoral da Comunicação:


Sueli Vilarinho:  “Realizamos um momento de oração com a 15ª tábua, que simboliza a Ressurreição. Estavam presentes alguns integrantes da comunicação do Jaraguá (Pascom do Santuário) e o Coordenador da Pascom do Decanato São Barnabé, que está inserido na Região Brasilândia, Pe. Carlos Shimura ISch, que ao final deu a bênção à equipe.”

 

Terço dos Homens

José Fernandes: "O Sr. José, coordenador do Terço dos homens passou a imagempara peregrinar e todos  terem essa graça.

Acreditamos ser um momento único diante da oportunidade. Ela ficou em nossa casa naquele cantinho especial sabe?onde fazemos nossas orações, pedidos, agradecimentos ... e assim seguimos fazendo a passagem da 12° estação que representa o momento que Jesus suportou diante de todo sofrimento, com setimento de luto tristeza e ali naquele momento entrega seu espírito ao Pai. Nos fez refletir sobre o sacrifício e a redenção dos homens. Quem somos nós para reclamar da vida, temos que dar graças a todo momento pela vida que temos. Louvado seja nosso Sr. Jesus Cristo."

 


Jufem:


Giovanna Pereira: “A Via Sacra foi colocada como Capital de Graças do mês, e estamos rezando todos os dias. Vamos continuar até o próximo dia 18 de março.”

Essa conquista espiritual marca um passo importante para a Família de Schoenstatt do Santuário, unindo todos em oração e reflexão, com a certeza de que a Via Sacra do Santuário é um símbolo de fé, união e dedicação a Cristo.

 

As tábuas da Via Sacra serão colocadas no caminho da Via Sacra e a bênção será  dia 9 de março de 2025.

 

__________________________

Texto: Sueli Vilarinho

fotos da família

 

Amex Assessoria
Doe agora