Qual o tesouro do teu coração? Ele fala!!

É necessário tirar do coração tudo o que está guardado: inveja, ciúmes, ódio. Pois, com tudo isso, não há espaço para o amor de Deus.

Domingo dia 02 de março de 2025 a santa missa foi celebrada pelo Pe Soni Fleurima. Em sua homilia o padre explicou o Evangelho e contou uma hitória: 

O homem se casou com uma mulher, tinha um caderno e, todos os dias, escrevia os pecados e defeitos de sua esposa. O caderno estava cheio dos erros típicos dela. Na casa, não havia paz nem tranquilidade. Decidiram ir a um conselheiro matrimonial. O homem chegou e falou, lendo os defeitos de sua esposa por 2 horas, mas não mencionou nada negativo sobre sua própria vida. O conselheiro, atento, quando terminou de falar, disse:

— Amigo, se sua esposa tem tantos defeitos e pecados, por que se casou com ela? Antes, ela não era assim, era uma boa mulher. Então, depois que se casou com você, ela ficou assim? Então, você é um santo?

Jesus disse no Evangelho: "Hoje, um cego pode guiar um cego?" Por que você vê o cisco no olho do seu irmão e não vê a trave do seu próprio olho? Quem comete os erros do adultério é sempre o outro? Eu sou santinho, nunca faço nada errado? Hipocrisia, Jesus condena. O hipócrita pode não cometer adultério ou fornicação, mas comete pecado ao ver os defeitos dos outros. Somos todos pecadores. Por que estou condenando os outros? O vício e a soberba são pecados. A única pessoa que não faz nada errado sou eu?

No Evangelho de Lucas (Lc 6,39-45), Jesus nos ensina: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é mais que o mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu próprio olho? Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o cisco que está no teu olho', quando tu mesmo não vês a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco que está no olho do teu irmão."

Podemos esconder nossos pecados e erros, mas não podemos esconder de Deus, pois Ele está em nossos corações. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não vês a trave do teu próprio olho? Temos que limpar nossas vidas e ajudar o outro a colocar o bem em sua vida. Muitas vezes, condenamos pelos mesmos pecados que também cometemos. Queremos ajudar os outros, mas antes é preciso fazer uma autocrítica: como é minha relação com Deus, comigo mesmo e com meus irmãos? Uma árvore boa não pode produzir frutos ruins. Tal filho, tal mãe... pessoas boas como os pais, mas se todos os dias o esposo bate na esposa, ou ensina os filhos de maneira errada, ou chega embriagado, o filho que vê isso todos os dias crescerá pensando que pode fazer o mesmo. Árvores ruins produzem frutos ruins, e temos que viver bem na vida do dia a dia.

"O tesouro do coração: a boca fala" — o que o coração está cheio. Quem nunca falou mal dos outros? Quem nunca criticou? Então, todos somos pecadores. O que temos no coração? Se você é uma pessoa boa, verá sempre coisas boas. Se você é cheia de maldade, o que faz? Critica, fofoca. Isso está no coração. Quem perdoa, ama. Isso é o que está no coração.

A língua tem poder para destruir, como uma bomba atômica. Destruímos vidas, pois com a mentira a pessoa pode perder trabalho, futuro, identidade. Passamos anos para construir algo e uma mentira destrói tudo. Uma mentira pode matar espiritualmente e moralmente uma pessoa.

Se somos cristãos, irmãos e irmãs, se alguém sair do caminho, tenho que ajudar a voltar ao caminho. Mas se estou criticando, não estou ajudando e sou hipócrita.

É necessário tirar do coração tudo o que está guardado: inveja, ciúmes, ódio. Pois, com tudo isso, não há espaço para o amor de Deus. Quem vive julgando não tem tempo para amar ou perdoar. Nunca é tarde para fazer as coisas melhores na vida. Deixe de fazer essas coisas e ilumine o coração, pois a luz de Cristo ajuda a amar os irmãos. Às vezes, o marido está sofrendo por culpa da esposa, ou os filhos choram por culpa dos pais, porque não há carinho e perdão, palavrões. Será que nunca falamos coisas bonitas para os outros?

Queremos ajudar os outros, mas não queremos ajudar a nós mesmos. No tempo de Jesus era igual, hipócritas. Adoramos a Deus, mas nosso coração está longe de Deus. Jesus, humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

A liturgia nos convida à conversão, a uma mudança de vida e de coração

Senhor preciso de ti!

______________________________________

Texto retirado da homilia por Sueli Vilarinho

vídeo: Carlos Pussoli

 

 

Amex Assessoria
Doe agora