Bênção da Via Sacra e missa do 1º Domingo da Quaresma
Atentos e vigilantes no caminho de Deus, contemplemos a Via Sacra do Santuário
Neste Domingo dia 9 de março de 2025, primeiro da Quaresma antes da missa houve a Bênção da Via Sacra.
Um caminho desde o portão até o estacionamento. Assim começou a Bênção. Estavam presentes o Reitor Pe Gustavo Hanna Crespo, Pe AntonioBracht e Pe Gabriel Felipe Oberle.
Rito da Bênção contemplou uma leitura, meditação e reflexão.
Em seguida foi realizada a santa missa. Missa do Primeiro Domingo da Quaresma Pe Gustavo convidou a reflexão na vida diária. Falou sobre a importância de estarmos atentos e vigilantes no caminho de Deus. Ele centrou sua reflexão em três tentações de Jesus no deserto.
A primeira tentação foi a de transformar pedra em pão. Isso pode ser relacionado com a fome, mas também com a carência do que não temos. Muitas vezes, buscamos qualquer meio para sair das dificuldades ou de um desafio, tentando justificar que é para o bem. Ninguém gosta de passar por dificuldades, mas, à luz do evangelho, devemos buscar soluções no evangelho e não procurar um "jeitinho" para sair da situação, usando meios que não são os mais adequados. Somos chamados a abraçar a cruz.
A segunda tentação foi a de se prostrar diante de mim e ganhar todos os reinos do mundo. Essa tentação nos ensina a colocar outros deuses no lugar do Deus verdadeiro: o deus do trabalho, da fama, do dinheiro, ou até mesmo prestar mais honra aos bens materiais do que a Deus. Um dos grandes desafios da Quaresma é organizar nosso tempo para Deus, não deixando que as coisas do mundo ocupem esse lugar.
A terceira tentação foi a de tentar obrigar Deus a agir, pedindo algo como se fosse um teste. O diabo diz: "Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito que os anjos te guardarão." Jesus responde que não devemos pôr Deus à prova. Às vezes, tentamos forçar Deus a fazer o que pedimos, mas devemos lembrar que a verdadeira atitude de filhos diante de Deus é fazer a nossa súplica, mas sempre com a disposição de dizer: "Se for da tua vontade, seja feita."
Finalmente, no último ponto do evangelho, vemos a astúcia do demônio ao usar a palavra de Deus. Jesus rebate a tentação com a Escritura, mas o demônio também usa um versículo para tentar enganá-lo, dizendo: "Está escrito..." Isso nos ensina a importância do discernimento para não cairmos nas meias-verdades, pois, muitas vezes, a palavra de Deus é manipulada de maneira a enganar. Devemos estar vigilantes para reconhecer as mentiras que nos afastam da verdade.
Tempo de quaresma é o tempo de vigiar, e também no cotidiano nos aprofundar em Deus nas nossas vidas.
____________________
Texto retirado da homilia por Sueli VIlarinho
Vídeo Via Sacra: Carlos Pussoli
Vídeo da missa Audrey Marcutis
Fotos: Alex Formigoni