Aliança - fidelidade Criativa

Eleger estar com Deus, ser criativo e maduro. Pe Rafael Mota faz sua reflexão na missa do santuário

Dia da Aliança no Santuário Sião do Jaraguá

Neste dia 18 de fevereiro de 2020 a missa de Renovação da Aliança também foi ofertada como Abertura do Ano da Família de Schoenstatt do Jaraguá.

A santa missa foi presidida pelo Padre José Fernando Bonini e concelebrada pelos padres Gustavo Hanna Crespo e Rafael Mota.

Padre Rafael Mota fez a homilia e refletiu sobre a primeira leitura em que Moisés fala entre escolher entre a morte e a vida, entre a salvação e a perdição saem da boca de Moisés, é um discurso de Moises, últimas palavras dele para as pessoas por quem ele dedicou toda a sua vida.

Tema central de Moisés Para que você viva amando o Senhor, escutando sua voz. A Eleição (escolha) está numa dinâmica de vínculo, de união com Deus.

No Evangelho Lucas escreve como uma grande peregrinação a vida de Jesus, visão que estamos com Ele caminhando, para que estejamos mais perto de Jesus.

São Cirilo compara Jesus com um general que seus soldados voltem com honra. Mas Jesus lembra que não existe essa honra sem as feridas das batalhas. E anuncia sua morte e ressureição. Que a vida seja transformada logo, tomando a cruz e o sigamos. Escolhe, pois, hoje: o caminho de salvação que inclui sofrimento e luta. De que vale de um homem ganhar o mundo todo se perde-se a si mesmo. São João da Cruz diz: o que sabe quem não sofreu?

Hoje na Aliança também nos vínculos de verdadeira aliança, como diz nosso Papa Francisco: “A fidelidade criativa, ou dinâmica”, que não esquece onde estão as suas fontes, onde está o que tem mantém de pé. Nunca esquecer a Aliança como fonte das forças, e fidelidade,  a Mãe de Deus espera a nossa contribuição ao Capital de Graças, a Mãe se compromete e a nos educar, ela é nossa companheira e não esquecer a dinâmica de forma criativa, com protagonismo maduro, adulto, desde dentro, a nossa fé e o Espírito Santo pode iluminar, no diálogo, atendo e  maduro.

Que a Mãe de Deus nos ajude a ser fiel e escolha estar com ela na fidelidade Criativa!

_________________

Texto: Sueli Vilarinho