Ordenação vista por Jayme e Leda Bossi

Família do Jaraguá visita o Chile, 7 de outubro de 2023

Jayme e Leda Bossi contam sobre a ordenação no Chile

É período de Primavera. Em Santiago, capital do Chile, suavemente os sinais desta estação do ano são perceptíveis no florescer da vegetação ou na neve da Cordilheira dos Andes que aos poucos vai derretendo e levando fertilidade aos vales. Também os pássaros com trinados muito delicados, formam um sutil véu de cantorias ao longo dos dias.  É 7 de Outubro Festa de Nossa Senhora do Rosário e nesta data temos a alegria de testemunhar a Ordenação Diaconal de Maike Nonício de Andrade, brasileiro, de São Bernardo do Campo,  de Agustin Ozcoidi (argentino) e a Ordenação Sacerdotal de Joaquin Puertas (chileno). Trata-se de uma linda Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Alberto Lorenzelli, no Santuário Cenáculo de Bellavista, onde se encontram estas três nacionalidades irmãs.

Muitos foram os esforços da Família de Schoenstatt  de Jaraguá para estar junto de Maike Andrade neste passo que antecede a Ordenação Sacerdotal. Sua atuação em Jaraguá, especialmente a força de sua personalidade atenciosa, humilde e dinâmica cativou a todos nós! Também seus amigos da Juventude Masculina de São Bernardo do Campo estiveram presentes na Celebração, prestigiando este momento.

A Liturgia da Santa Missa, entremeada de cânticos muito belos, com a vivacidade latina, transmitiu a força das palavras de São Paulo a Timóteo: “Não te envergonhes de testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado por Deus”. Em seguida, a narrativa do Evangelho de São Lucas, referente à caminhada dos discípulos para Emaús, foi proclamado e pregada por Monsenhor Alberto Lorenzelli, ressaltando que “Os discípulos, centrados na própria tristeza, não viam a Cristo naquela pessoa que caminhava com eles. A Sagradas Escrituras e a Eucaristia permitem que possamos enxergar Cristo caminhando conosco, quando ele se apresenta sem nenhum sinal exterior de sua glória.”

Após a Santa Missa tivemos o encontro de almoço festivo onde pudemos perceber os cuidados de Padre Andrés, Reitor do Santuário  e da família de Schoenstatt de Bellavista  em receber muito bem a todos os convidados.

No dia seguinte, Domingo,  visitamos a Paróquia Senhor das Misericórdias, onde se encontra uma simpática e acolhedora Comunidade que demonstrou já ter criado fortes laços de amizade com os Maike e Augustin.  Eles  tiveram suas primeiras atuações como Diáconos na Liturgia da Missa, sendo que coube ao Diácono Maike a pregação da Homilia,  na qual ele conduziu uma meditação, sobre os cuidados e expectativas de Deus para com o seu povo representado pela figura da videira.

Para finalizar, lembramos que o lema escolhido para este momento tão importante destes três filhos de Schoenstatt  é  uma expressão  do Salmo 77  “Oh, Deus! Santos são teus caminhos!”  Sim! Olhando ao horizonte as Cordilheiras...suas trilhas quase insivísiveis transpondo a imensidão de montanhas...suas rotas que testemunham  a persistência de quem sabe o sentido de caminhar sem esmorecer...só podemos dar muitas  graças a Deus e à nossa querida Mãe Três Vêzes Admirável por essas vocações sacerdotais. Rezemos muito, por mais vocações sacerdotais! O Senhor da messe, com misericórdia, nos atende!