Renovamos nossa Aliança por amor e gratidão

dia 18 de dezembro no santuário do Jaraguá

O Dia 18 de dezembro de 2021 foi celebrado com uma santa missa. pe Marcelo Aravena celebrou e Pe Gustavo Hanna Crespo con  celebrou. Estavam presentes a família de Schoenstatt do Jaraguá, dirigentes do Conselho e Ramos representados,  que fizeram oficialmente o encerramento do Ano de 2021. Após a missa houve uma confraternização e entrega do Amigo Secreto Espeiritual, onde cada ramo da família rezou por outro.

Em sua homilia Pe Marcelo assim se expressou:

Queridos amigos do santuario da Mãe Rainha!

Que mensagem tão profunda e maravilhosa nos oferece neste 4 Domingo de Advento a Liturgia da Palavra.  Especialmente o Evangelho que nos apresenta uma situação tão humana como divina.  Gostaria de refletir com vocês sobre essa situação  onde duas mulheres se encontram e proclamam exultantes sua fe em Deus Misericordioso e Salvador.

Nos estamos aqui num santuario mariano, dedicado a Maria Santíssima e acho que corresponde que coloquemos neste Domingo Ela no centro da nossa reflexão.  Mas também é um Domingo de Aliança no qual queremos renovar nossa consagração a Ela, com amor e gratidão.

A primeira referência vai para a indicação de que, à saudação de Maria, o menino, João Baptista, saltou de alegria no seio da mãe, Isabel. Trata-se de algo muito humano e natural mas também, evidentemente, de uma indicação teológica.

Para Lucas, o evangelista, Jesus é o Deus que vem ao encontro dos homens, e que tem uma mensagem de libertação que concretiza as promessas feitas por Deus aos antepassados.

Logo, a presença de Jesus provoca a alegria, o estremecimento gozoso de todos aqueles que esperam a concretização das promessas de Deus e que vêem na chegada de Jesus a realização das promessas de um mundo de justiça, de amor, de paz e de felicidade para todos os homens.

Através de Jesus, Deus vai oferecer a salvação a todos; e isso provoca um estremecimento incontrolável de alegria, por parte de todos os que anseiam pela concretização das promessas de Deus.

Temos, depois, a resposta de Isabel à saudação de Maria: Bendita és tu entre as mulheres”. Trata-se de palavras que aparecem no “cântico de Débora” (cf. Jz 5,24) para celebrar Jael, a mulher que, apesar da sua fragilidade, foi o instrumento de Deus para libertar o Povo das mãos de Sísera, o opressor.

Maria é, assim, apresentada – apesar da sua fragilidade – como o instrumento de Deus para concretizar a salvação dos homens.

Finalmente, temos a resposta de Maria: a minha alma enaltece o Senhor…”.

A resposta de Maria retoma um salmo de acção de graças (cf. Sl 34,4), destinado a dar graças ao Senhor Deus porque protege os humildes e os salva, apesar da prepotência dos opressores.

É um salmo de esperança e de confiança, que exalta a preocupação de Deus para com os pobres e humildes.

Sugere-se, claramente, que a presença de Jesus, através dessa mulher simples e frágil que é Maria, é um sinal do amor de Deus, preocupado em trazer a libertação a todos os que são vítimas da prepotência, da mentira, da falsidade e da injustiça dos homens.

Com Jesus, chegou esse tempo novo de libertação, de paz e de felicidade anunciado pelos profetas.

Queridos amigos e irmãos na Aliança, agora que estamos prestes para celebrar Natal queremos expressar gratidão a Deus pelo maravilhoso plano de salvação para conosco.

Estamos fechando o ano 2021 também com esse sentimento sincero de gratidão.  Passou tanta coisa. Mas aqui estamos para louvar a Deus por tudo e nos preparar para o próximo ano 2022. Um novo ano que queremos abrir no Domingo, 20 de Fevereiro aqui no santuario, por favor marcar essa data.

Nossa caminhada continua e vamos fazer essa caminhada juntos e juntos como família espiritual que somos, conquistar o que está no plano de Deus com a ajuda maternal de Maria, Nossa Mãe e de São José, nosso fiel padroeiro.

Convido agora todos vocês a que juntos com muita alegria no coração renovemos nossa Aliança de Amor mais uma vez!

Amém!

____________________________________________