Missa do Galo -encontro das Familias

Dia 24 de dezembro “Noite Feliz” nasceu o menino Jesus

Missa do Galo é marcada pelo encontro das famílias

 

Por Audrey Markutis: 

No dia 24 de dezembro de 2021 celebramos a tradicional Missa do Galo, para comemorar o nascimento de Jesus! Presidida pelo Pe. Gustavo Hanna Crespo, cerca de 300 pessoas se reuniramno Santuário Sião do Jaraguá.

 

Com a belíssima apresentação do Coral Em Canto, regente Gabriel Roma, a noite foi marcada pela presença de muitas famílias e pela alegria das crianças.

 

Em sua homilia, o Pe. Gustavo assim nos disse:

 

É interessante o que passa no nosso coração em todo fim de ano. De certa forma a gente espera pelo Natal. De uma ou outra forma nós sempre dizemos: mas o Natal está por chegar. E,o porque somente fecha um ciclo de um ano que passou, que a gente deixa as vezes para trás muita coisa que a gente não queria ter vivido, deixa no passado, para começar um tempo novo, mas essa expressão ‘fiquemos tranquilos, calma, tenha paciência, o Natal já está chegando, só se explica, porque Ele vem e Ele vem ao nosso encontro.

 

É Ele quem nos dá a calma, Ele quem nos dá a paciência, é Ele quem volta a brotar no nosso coração a esperança. É Ele quem dá a verdadeira alegria. Por isso, essa expressão tão comum do nosso povo ‘O Natal já vem, daqui a pouco já é Natal, não é simplesmente para dizer, vamos pendurar a chuteira porque o jogo terminou’, mas é para dizer ‘Aquele que nos dá alegria e Aquele que nos volta a dar esperanças, novamente habita no nosso meio.

 

O Evangelho de Lucas é tão bonito, meus irmãos e minhas irmãs, porque neste Evangelho aparece várias vezes esta frasezinha Não tenhais medo. E é uma frasezinha, que a gente vê que toda vez que ela aparece, ela aparece porque o povo fica admirado com alguma manifestação, admirado porque não sabe aquilo que ele está vendo a frente e geralmente é uma manifestação que Deus se faz presente, ou que alguém anuncia a presença de Deus. Por isso, esta frase ‘Não tenhais medo’, meus irmãos e minhas irmãs, volta a brotar no Evangelho de hoje, porque quer dizer A Salvação chegou a tua casa, a Salvação chegou ao teus olhos, não precisa ter medo, não precisa se desesperar com aquilo que a gente não conhece, mas é confiar de que aquilo que a gente está vendo é o que nos vai dar a verdadeira alegria.

 

Em tempos de pandemia, que a gente vive já há dois anos, falar de esperança, às vezes, a gente nota que é mais difícil, porque a gente ainda não sabe quando vai terminar. A gente falava tão da boca pra fora ‘tem que esperar um pouquinho mais’, ‘tem que ter esperança de que tudo vai dar certo’, e no fundo a gente falava com uma voz de desilusão e não com uma voz que alenta, como a voz do anjo ‘não tenhais medo, porque a salvação de Deus está no meio de vós’.

 

E meus irmãos e irmãs se a gente fosse refletir qual a grandeza que a gente vê no mistério do presépio? Se a gente fosse notar isto como está tão comum, tão na moda, as séries, os filmes, as estreias e tudo isso: qual seria a grande cena que moveu e comoveu a nossa vida? O menino, envolvido em faixas, uma mãe que o admirava, um pai que poderia estar assustado com o que poderia vir, mas com a força para protege-lo. Esta é a cena que mudou a nossa vida e mudou a história, na simplicidade do Menino! E, o bonito da cena do presépio, meus irmãs e irmãs, é que como a gente vê aqui é uma cena que não tem medo. É muito difícil a gente se vê na piedade do povo ao longo da história, nós não vemos retratado a figura de Jesus, Maria e José com cara de susto, com cara de medo, mas sempre vê com uma cara de contemplação e admiração, porque estão vendo o próprio Deus, no simples, deitado numa manjedoura. Deitado entre palha, entre tecido, numa noite provavelmente de inverno, simplesmente a luz do céu, das estrelas e não tem medo, porque a salvação está no meio deles.

 

Neste tempo que nos desafia tanto, que houve tantas perdas, às vezes, tantas desilusões, durante o ano de 2021, às vezes algumas frustrações e poucas vezes nós vimos a chama da alegria, a chama da esperança, hoje meus irmãos e irmãs convido que nós possamos reacender esta chama, reacender esta luz de esperança que trás o Menino Jesus à nossas vidas.

Que pode ser mais fácil para um, do que para outros, na situação de vida que hoje se encontra? Pode ser! Mas é voltar a confiar no Senhor, é voltar a dizer ‘Jesus, a chama que arde dentro de mim foi Você quem colocou, naquela noite em que viestes nos visitar’ e é isto que celebramos, que Ele depositou em nós essa chama de esperança, para caminharmos juntos como povo de Deus. Esse povo que quer se encontrar com seu Menino. Esse povo que quer adorar o Menino, porque Ele quem trouxe a salvação no meio de nós.

 

Que nós não fechamos nunca o coração, meus irmãos e irmãs, para essa chama em que hoje nós queremos acender. Em que hoje, nessa missa, nós queremos renovar. Renovar na confiança, renovar no desejo de que vai ser melhor, renovar de que nós podemos ser sinais e frutos da alegria para muitos, para muitos!

 

Essa grande cena não está nos cinemas, essa grande cena não está retratada como, vamos dizer assim, o top 5 do Netflix, mas esta cena com certeza é a cena que fica gravada dentro de nós. A cena de uma mãe que vê o Menino, de um pai que o protege de um menino que diz simplesmente ‘estou aqui para fazer a vontade do Pai, se a vontade do Pai é salvar o mundo, esta também é a minha vontade’.

 

Agradecemos ao Senhor, porque Ele sempre teve nós tomados na mão, agradecemos ao Senhor, que a chama que ele depositou em cada um de nós, pode estar um pouco fria, mas nunca apagada. E, assim, façamos desta noite, uma noite cálida, uma noite em que possamos aquecer o coração daqueles que estão ao nosso lado, aquecer também o nosso coração, juntos de Jesus, Maria e José. Que assim seja!”

 

Após a Oração depois da comunhão o Pe. Gustavo nos convidou a acender a chama dos nossos corações, pela luz do Presépio. Convidou-nos a fazermos um grande momento onde pudéssemos convidar o Menino Jesus a vir no meio de nós.

 

Entoando a música “Noite Feliz” o Coral Em Canto ajudou na grandiosidade deste momento de oração.

 

 

Vídeo:https://www.facebook.com/santuario.siaojaragua.7/videos/336681521334856/

Amex Assessoria
Doe agora