Jesus abre o coração de cada discípulo e o nosso também

Cultivar vínculos com a pessoa de Jesus abre o caminho para acreditarmos sem ver!

Neste 3º Domingo de Páscoa, 14 de abril de 2024,  a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo.

Pe Gustavo explicou que temos momentos de dúvidas na vida, como aquele amigo que não tem jeito para se casar e anuncia estar namorando, imediatamente queremos prova disso. Também na vida de fé que precisamos de sinais e provas para dar um passo mais profundo. Com os discípulos foi igual,  também escutavam da ressureição,  Jesus dizendo enquanto juntos: ‘Virão dias que sofrerei, mas no terceiro dia voltarei pois vou vencer a morte’. Depois que aconteceu a Paixão e morte de Jesus, entrou o medo no coração dos discípulos e talvez por uma frustração, era difícil acreditar sem provas. Jesus para abrir o coração dos discípulos foi apresentado a paz, os sinais, sentou-se para comer com eles e disse que nenhum fantasma faria isso.

Questionamentos na fé para que eu acredite, alguém tem que me provar algo. Faz parte de nossa insegurança colocamos dúvidas na verdade da fé, e firmamos nossa insegurança.

Assim caímos em loucura de dizer que só acredito se eu ver.

Senhor me dá um sinal!

Deus na sua infinita sabedoria fala conosco por meio de seus instrumentos, de acontecimentos que nos impulsiona afirmar: Tú és o verdadeiro filho de Deus!

Em Jesus temos a plenitude da vida, nunca colocar insegurança maior que acreditar no Deus da nossa vida e da nossa história. Caminho para fazer com Ele, Ele dará certeza que sempre está conosco e dando forças para testemunhar para que em nós Ele fará grandes coisas.

A primeira leitura em que Pedro anuncia depois do medo e insegurança para um passo de ousadia de fé porque Ele é o filho de Deus.

Exemplificou que os namorados pedem provas de amor, loucuras e no fundo é uma insegurança que têm. Ao invés de falar que está assim inseguro, não fala diretamente. Provavelmente hoje os discípulos ao verem as marcas dos pregos numa relação direta com o ressuscitado tirou todas as incertezas e inseguranças , se eu me relaciono com a pessoa de Jesus, não com uma ideia e sim como uma pessoa,  vamos deixando de viver esta relação de pedir provas.

O caminho que os discípulos fizeram do fracasso e medo para ser anunciadores e reconhecendo que Jesus é verdadeiramente homem podemos cultivar dia a dia, assim peçamos a Ele.

Texto: Sueli Vialrinho- retirado da homilia do Pe Gustavo 14/04/2024

vídeo: Alex Formigoni